![Liara Franco / Divulgação Liara Franco / Divulgação](https://www.rbsdirect.com.br/imagesrc/35642654.jpg?w=700)
Esta é quase uma edição extraordinária da seção Pequenos Negócios, Grandes Passeios, especialmente para quem tem a referência dos filmes A Fantástica Fábrica de Chocolate.
A coluna sentiu um cheirinho de novidade ao visitar a loja histórica da Prawer, em Gramado. Seguiu o faro, confirmou com a empresa e divide com os leitores o segredo que vinha sendo bem guardado: a grande novidade da marca para a Páscoa de 2022 será a abertura para visitas da primeira unidade de produção de chocolate artesanal do Brasil.
A novidade é tão fresquinha que ainda não há nem fotos, porque o trabalho para permitir o acesso de visitantes ainda não está concluída. Mas já está decidido que a experiência vai iniciar com um passeio pela fábrica, guiado por um especialista da empresa, que apresentará todos os setores e processos de fabricação do chocolate da marca.
Depois, os visitantes vão fazer uma degustação guiada, a fim de mergulhar no chocolate - metaforicamente, claro, porque não se trata da "fantástica fábrica" do cinema, que inclui a imersão de fato. A ideia é apresentar todas as massas de chocolate da marca, em experiência para os cinco sentidos: olfato, tato, visão, audição e paladar.
A ideia é que o visitante aprofunde seus conhecimentos e aprenda a identificar um chocolate de boa qualidade. A previsão de abertura do passeio é para os primeiros dias de abril, com data ainda a ser confirmada. Em 1975, a Prawer foi a primeira a produzir chocolate, então chamado de "caseiro", resultado da experiência de seu fundador, Jaime Prawer, em Bariloche, onde quadradinhos recheados são tratados como joias.
Leia mais na coluna de Marta Sfredo