Com a expectativa de receber 300 mil visitantes em 24 dias, a Gramadotur lançou, na tarde desta sexta-feira, a programação da Páscoa em Gramado, que se inicia no próximo dia 25 e seguirá até 17 de abril. É o retorno pleno da atração, que é um dos carros-chefes do calendário de eventos da cidade, após dois anos sendo realizada com restrições, por conta da pandemia.
Além de uma decoração rica em cores e símbolos tradicionais da Páscoa, como os ovos, as cestas e o coelhinho, mais de 100 apresentações artísticas gratuitas estão previstas para ocorrer em diversos pontos da capital nacional do chocolate artesanal. O lado religioso dessa época também será contemplado com um evento paralelo, o Gramado Aleluia, que terá como principais atividades procissões ao ar livre: a Procissão de Ramos, no dia 10, e a Procissão dos Passos, no dia 15.
Como destaques da programação festiva, estão previstas 10 edições da Parada de Páscoa, sempre aos finais de semana, às 15h. Nestes dias, a Avenida Borges de Medeiros servirá de palco para mais de 100 artistas, que prometem protagonizar alguns dos momentos mais mágicos do evento, com muita interação com o público.
Ao longo da Páscoa de Gramado, a Praça das Etnias, ao lado da rodoviária, irá se transformar na Vila do Páscoa. O espaço irá funcionar das 10h às 22h, diariamente, com estandes de artesanato, área gastronômica e palco para intervenções artísticas, que também serão diárias.
A presidente da Gramadotur e secretária de Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, que conduziu a visita da imprensa e de autoridades locais ao pavilhão onde estão sendo produzidas as alegorias do evento, ressaltou a importância do evento para o setor turístico e também para a economia do município:
_ É um evento grandioso e muito representativo para nós, pois envolve o produto que mais nos representa fora de Gramado, e que é o mais vendido na nossa cidade. É uma alegria enorme poder trazer toda a energia positiva da Páscoa, com tudo novamente aberto e todo mundo convidado.
Conforme estimativa da Associação das Indústrias de Chocolate de Gramado (Achoco), o crescimento nas vendas este ano deve atingir 20% em comparação com 2019. Com 28 fábricas artesanais, Gramado deve produzir 500 toneladas de chocolate. O empresário Fabiano Contini, que representou a Achoco no evento de lançamento, demonstrou otimismo:
_ A Páscoa tem tudo para trazer muitos turistas, e o município como um todo só ganha com isso. É um evento que trará uma mensagem de paz e amor.
O lançamento da Páscoa em Gramado também serviu para divulgar o nome do mascote do evento, um coelho estiloso e descolado, com roupas coloridas e muito carisma. O nome vencedor da enquete feita nas redes sociais foi Pascoalino (as outras opções eram Cacau e Pascoal).