Para o fotógrafo caxiense William Cabral, 36 anos, o contraste sempre foi um companheiro de criação. Não só por conta do princípio da luz e da sombra que caracteriza a fotografia, mas também em função dos ambientes por onde suas lentes circulam:
– São muito grandes os contrastes dos lugares onde eu fotografo. Hoje à noite posso estar registrando a balada mais top da cidade, já no outro dia pela manhã vou estar fotografando um moleque descalço no campinho de terra e, para ele, aquilo ali é a melhor coisa da vida! Essa também é a minha realidade, a fotografia me proporciona isso – contextualiza o artista.
Para compor a exposição Realidades, em cartaz no Sesc Caxias a partir desta quarta (2), o fotógrafo definiu como principal matéria-prima os personagens e cenas que exprimem o cotidiano simples das periferias. A molecada jogando bola, o encontro entre vizinhos, os becos, os cachorros, a alegria de um dia de festa comunitária e por aí vai. A sensibilidade presente nos registros indica a intimidade do fotógrafo com o ambiente: grande parte das fotos foi feita no Morro da Antena, onde Cabral vive desde criança.
– Minha comunidade sempre foi o lugar que eu quis mostrar, uma das primeiras favelas de Caxias do Sul – diz.
A fotografia acabou sendo a ferramenta escolhida por Cabral para impactar positivamente no ambiente, gerando visibilidade a pessoas e lugares muitas vezes excluídos, socialmente apagados.
– Penso que minha fotografia pode inspirar pessoas, é nisso que eu acredito. Acho que a fotografia tem o poder de mudar vidas como mudou a minha – aponta.
Além dos retratos feitos na comunidade onde mora, Cabral também resgatou registros da área mais central de Caxias, principalmente de um período em que acompanhou imigrantes senegaleses que viviam na cidade. Novamente, são contrastes a desfilar para suas lentes.
– Uma cidade de imigrantes onde imigrantes não são bem-vindos – critica.
Realidades conta com fotografias realizadas nos últimos oito anos. A exposição fica em cartaz até o dia 16 de fevereiro, com visitação gratuita de segunda a sexta, das 8h às 20h; e aos sábados, das 9h às 14h. O Sesc fica na Rua Moreira César, 2.462.