Após uma longa espera, finalmente O Despertar da Força, o primeiro filme da saga Star Wars em 10 anos, tem sua estreia mundial para o público nesta quinta - em Caxias, o Cinépolis do shopping San Pelegrino terá três sessões de pré na madrugada desta quarta para quinta (0h01min, 0h15min e 0h30min), e o GNC do shopping Iguatemi terá duas (0h01min e 0h10min), mas restam pouquíssimos ingressos para as sessões, apenas nas primeiras filas das salas.
Confira as últimas notícias de Cultura e Tendências
A Disney comprou a Lucasfilm, empresa de George Lucas, e os direitos da saga espacial em 2012 por mais de quatro bilhões de dólares. A gigante do entretenimento começará muito em breve a colher os frutos do investimento: analistas projetam uma arrecadação que pode superar dois bilhões de dólares, isso sem contar os produtos derivados e os próximos filmes.
O fenômeno Star Wars é um dos sucessos cinematográficos mais estudados nas universidades. Um de seus principais segredos são seus personagens, com quem tanto uma criança pequena quanto um adulto podem se identificar. Esta ópera espacial inspirada nos desenhos animados Flash Gordon também segue uma estrutura clássica comparada ocasionalmente com uma odisseia mitológica.
Nova história
Daisy Ridley e John Boyega, dois britânicos de 23 anos, são a solitária Rey e o soldado do império Finn, que passa para o lado da Força. A dupla protagoniza o novo filme da série. O Despertar da Força, que teve o roteiro mantido em sigilo até a estreia, se passa 30 anos depois de O Retorno de Jedi (1983).
Luke Skywalker, o último mestre jedi, desaparece e é necessário encontrá-lo para salvar a galáxia da Primeira Ordem. A princesa Leia, que se tornou general, envia o piloto de caça Poe Dameron (Oscar Isaac) para tentar encontrar Luke. Em seu caminho, ele encontra Finn e Rey. O capitão Han Solo (Harrison Ford) retorna principalmente para estabelecer uma ponte entre o passado e o futuro da saga espacial. A princesa Leia (Carrie Fisher), C-3PO (Anthony Daniels) e Chewbacca (Peter Mayhew), além de R2-D2, também aparecem para abrir espaço à nova geração de protagonistas de Star Wars.
Perseguições espaciais, combates com sabres de luz, criaturas exóticas, poderes sobrenaturais, romances... O Despertar da Força recupera os ingredientes de uma saga que marcou a cultura popular e é um dos maiores sucessos da história do cinema.
Força feminina
O Episódio VII, que abre a terceira trilogia, é o mais feminino de todos até o momento. A princesa Leia, que estabeleceu um precedente na história do cinema há mais de três décadas, passa o bastão agora a Rey no lado iluminado da força. Ainda não se sabe muito sobre a personagem, apenas que a família a abandonou quando tinha cinco anos no planeta Jakku e que, desde então, ela cuida de si mesma.
O lado sombrio tem a capitã Phasma, comandante dos soldados imperiais interpretada por Gwendoline Christie (Game of Thrones). Já a vencedora do Oscar Lupita Nyong'o (12 Anos de Escravidão) interpreta Maz Kanata, personagem que ela representa por meio da técnica de captura de movimento (motion capture).
J. J. Abrams
O cineasta J.J. Abrams foi encarregado de inaugurar a terceira trilogia após dirigir Star Trek (2009), Star Trek: além da escuridão (2013) e Super 8 (2011), dando uma ideia de como trabalha com os efeitos especiais. O diretor tinha um desafio duplo: agradar milhões de fãs e projetar a saga para o futuro. A estratégia da Disney criou uma expectativa gigantesca e representou uma grande pressão ao elenco, mas todos elogiam a tática, incluindo Abrams, ávido por surpreender a audiência.
- A primeira pergunta (que nos fizemos) foi: O que queremos sentir e o que queremos que o público sinta? - contou o cineasta.
A partir do questionamento, Abrams e Lawrence Kasdan - roteirista de O Império Contra-Ataca (1980) e O Retorno de Jedi - tiveram carta branca para inventar uma nova história.
- Tivemos que ir para trás para poder avançar, mas O Despertar da Força não é uma viagem nostálgica - destacou o diretor.
Veja o trailer
Cinema
'Star Wars: O Despertar da Força' tem sessões de pré-estreia em Caxias
Novo longa inaugura terceira trilogia da franquia milionária
GZH faz parte do The Trust Project