Caxias dormiu e amanheceu coberta de branco nos dias 28 e 29 de maio de 1941, há exatos 83 anos. Edição de 4 de junho de 1941 do jornal Staffetta Riograndense (embrião do Correio Riograndense) destacou a forte precipitação, que atingiu várias outras cidades da Serra – inclusive Garibaldi, onde o periódico era impresso.
“Em Garibaldi, começou nevar às 22h do dia 28. Às 3h do dia 29, a cidade parecia estar coberta por um grande lençol de deslumbrante alvura e espessura de 25cm. Foram causados muitos prejuízos ao arvoredo, em particular aos pinheiros, que tiveram seus galhos quebrados devido a enorme massa de neve em seus ramos. Em Caxias, a neve apresentava um panorama nórdico. Em consequência da neve acumulada, desabou parte do telhado da prefeitura municipal daquela comuna. Em São Francisco de Paula, a neve atingiu a altura média de 50cm. Em Bento Gonçalves, a neve atingiu 30cm, estando a colônia satisfeita com o rigor do inverno, que certamente cooperará para a melhoria das safras”.
FAMÍLIA UNGARETTI
Fotos e documentos doados ao Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami pelas famílias Ungaretti e Triches evidenciam momentos daqueles dois dias gelados de maio de 1941. Na imagem abaixo, os canteiros da Praça Dante tomados de branco à noite, vendo-se ao fundo o antigo Hotel Menegotto, na Rua Marquês do Herval.
Acima, vemos as irmãs Marisa e Neda Ungaretti, filhas do empresário Júlio Ungaretti, posando junto ao carro coberto de neve - em 1951, Neda casou com o ex-prefeito Euclides Triches. O local é a descida da Av. Júlio de Castilhos, a partir da Rua Dr. Montaury. Vemos o prédio do antigo Banco Nacional do Comércio (na esquina com a Montaury) e os sobrados do Studio Geremia e da Vila Braghirolli. À direita, parte do logotipo da lendária Farmácia D’Arrigo.
Na sequência, outros dois momentos da nevasca de 1941, captados pelo fotógrafo Reno Mancuso na Praça Dante Alighieri.
Com fotos e informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami.
OCORRÊNCIAS NOS ANOS 1940
Pelos registros verificados em jornais da época, Caxias e várias outras cidades da Serra Gaúcha ficaram cobertas pela neve nos anos de 1940, 1941 e 1942, sendo a precipitação de 1941 a mais forte delas.