A queda nas temperaturas e a neblina dos últimos dias anunciam: o inverno, mesmo timidamente, já começa a se mostrar - ainda que a estação inicie oficialmente apenas em 21 de junho. Na carona dessa paisagem cinzenta, saímos dos tradicionais locais para registros de neve - Centro, Praça Dante, Parque dos Macaquinhos - para ir até o bairro Cinquentenário. Foi a partir dos fundos do parque que foi captada a imagem ao lado, do antigo Patronato Agrícola, durante a neve de 1942.
A rica história do prédio ressurgiu em 2009, a partir do projeto e consequente processo de restauração conduzido pela Royal Arquitetura Ltda. Conforme informações do Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami, o Patronato Agrícola foi inaugurado em 1928 por Getúlio Vargas, então governador do Estado. Destinava-se a receber meninos carentes e órfãos, em regime de internato, para o aprendizado de atividades agrícolas e de criação de animais - tratava-se do primeiro prédio construído exclusivamente para a assistência social. Ao longo das décadas, porém, várias entidades passaram por lá.
De 1937 a 1952, o prédio foi ocupado pelos Padres Josefinos, responsáveis pela instalação da Escola de Artes e Ofícios. De meados dos anos 1950 até 1961, as Irmãs do Colégio Sacre Coeur de Marie utilizaram o casarão como alojamento e escola normal para meninas. Já em 1969 o prédio foi doado à Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) pelo então prefeito Victório Trez. A instituição ocupou as instalações até 1981, quando inaugurou sua nova sede.
A saber: o prédio foi tombado em nível municipal e inscrito no Livro do Tombo em 8 de setembro de 2003.
Caxias em 1975
Você possui fotos antigas da neve que atingiu Caxias e a região em 1975? Em breve faremos colunas temáticas com imagens e recordações de leitores. Envie suas contribuições para o e-mail do alto da página, com identificação do local e um breve relato. Na imagem acima, um registro da família Soares.