Fotos de inverno captadas em paisagens rurais ou em vilas e pequenas comunidades do interior sempre chamam mais a atenção. Quando o autor reside no próprio cenário e é um exímio fotógrafo, o resultado costuma ser um primor. É o caso de Hugo Neumann, cujo acervo foi redescoberto pelo pesquisador e historiador Éder Dall’Agnol dos Santos há cerca de dois anos e motivou uma matéria especial publicada por este colunista na revista Almanaque em 17 de abril de 2019.
Filho de Joseph Neumann e Ida Raimann Neumann, Hugo Theodoro Neumann nasceu em 9 de novembro de 1901, na localidade de Linha Imperial, interior de Nova Petrópolis. De origem alemã, os Neumann estão entre as famílias pioneiras do lugarejo — o pai de Hugo dedicava-se ao comércio e chegou a atuar como presidente da cooperativa de crédito Caixa de Economias e Empréstimos Amstd (atual Sicredi), fundada em 1902 pelo padre jesuíta suíço Theodor Amstad.
Leia mais
A trajetória do fotógrafo Hugo Neumann
Largo da Catedral Diocesana em 1965
Santa Lúcia do Piaí: quando o inverno tinha cara de inverno
Conforme apurado por Éder, por volta de 1923 Hugo já namorava a jovem Rosalina Borckert, romance que se transformou em casamento três anos depois, em 1926 – dessa união nasceram os filhos Lauro, Bertilo, Ênio, Heidi, Ilse e Neli, que aparecem nas várias imagens desta página, registradas durante a nevasca de 1942.
Atuante como fotógrafo da localidade por quase seis décadas, até meados de 1980, Hugo Neumann morreu em 13 de junho de 1993, aos 91 anos.
As imagens
Imagens desta coluna foram cedidas pelo historiador Éder Dall’Agnol dos Santos, que também vem pesquisando a trajetória das famílias que ajudaram a colonizar o distrito de Santa Lúcia do Piaí. Moradores do distrito que tenham interesse em colaborar com fotos e informações podem entrar em contato pelo e-mail ederdallagnol89@gmail.com ou fone/whats (54) 98449-9186. O mesmo vale para as imagens de Hugo Theodoro Neumann e de outros acervos caseiros pela região da Serra.