Atire a primeira pedra quem nunca registrou fotos de neve junto ao carro da família, escrevendo no parabrisa a data do fenômeno ou posando ao lado do veículo. Nas precipitações de 1965 e 1975, fuscas, decavês, kombis, simcas, aerowillys e outros clássicos da indústria automobilística foram coadjuvantes em vários registros captados por moradores de Caxias, tanto na área central quanto pelo interior.
A um mês da chegada do inverno – e pegando carona na queda das temperaturas que se aproxima –, trazemos alguns momentos dessa histórica “combinação”. A imagem acima, por exemplo, foi publicada originalmente em 24 de agosto de 2015, mas até hoje continua rendendo curiosidades. Trata-se de um registro feito por Hildo Boff, então fotógrafo da Óptica Caxiense, na noite de 19 de agosto de 1965 – junto ao estacionamento oblíquo da Rua Dr. Montaury, quase esquina com a Júlio, onde a loja funcionava.
Quando a neve começou a cair, a família Comandulli, moradora do segundo andar do casarão, imediatamente correu para a rua. Na imagem vemos as irmãs Maria de Lourdes Comandulli Garcia (então com 17 anos, de lenço, à esquerda) e Heloísa Comandulli Mattana (ao lado dela). Atrás de ambas o tio Ivo Comandulli (o dono da loja, de óculos). À direita estão Hélio Comandulli (irmão de Ivo, de chapéu) e as primas Ana Maria Costamilan e Beatriz Slomp Nery.
Leia mais
Identificamos os caxienses da foto da neve de 1965
Neve na escadaria do Parque dos Macaquinhos em 1965
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1965
A neve de agosto de 1965
Caxienses e os flagrantes da neve de 1965
Praça Dante Alighieri coberta de neve em 1941
Os meninos de 1965
À época da publicação original de 2015, apenas os dois meninos agachados em frente ao fusca não haviam sido identificados pelo colunista. O “mistério” foi desfeito há cerca de um ano, quando o leitor Julian de Andrade enviou o seguinte e-mail, intitulado “Foto inusitada”:
“Boa tarde, Rodrigo. Segue algo que aconteceu ontem, dia 30/06/2019. Eu estava com a família na casa do meu tio e acabamos olhando umas fotos antigas. Encontrei um recorte de jornal (Pioneiro) de 2015 (acredito ser desta época), onde ele, meu tio e seu irmão, estão em uma foto da coluna (Memória). Porém, na matéria tinha uma pergunta...”Os meninos?” Bom, são os meus tios… Gostaria de finalizar essa matéria com os nomes deles. São Nei Rogério Batista de Andrade e Clênio Rogério Batista de Andrade, na época moradores do bairro Rio Branco, Rua Sarmento Leite, 1.231. Eles estavam entregando os jornais “Folha da Tarde e Correio do Povo”, que na época pertencia à Companhia Caldas Júnior, de Porto Alegre. O representante em Caxias era o senhor Francisco Getúlio Vargas, com a sede (dos jornais) na Rua Visconde de Pelotas, atual Lojas Bulla”.
Matéria finalizada e seus tios devidamente identificados, Julian...