Prestes a celebrar 60 anos, em 2026, a Bazei Embalagens tem sua trajetória atrelada à popularização da TV no Brasil, a partir da segunda metade da década de 1960. Foi quando, em 1966, o casal Nelson Bazei e Helena Possolo Bazei constituiu uma firma para oferecer os serviços de instalação de antenas, à época indispensáveis para a captação dos poucos canais disponíveis.
Naqueles primórdios, os próprios fundadores eram os responsáveis pela assistência técnica, transportando os materiais em uma Vespa. Na sequência, já com a consolidação do “novo meio de comunicação”, Nelson e Helena passaram a produzir as antenas, no clássico endereço da Rua Bento Gonçalves esquina com a Coronel Flores (foto abaixo). Era o início da consolidação da Bazei no setor – o que foi turbinado pela participação da empresa nas Festas da Uva, a partir de 1969.
Naquela edição, o estande da Bazei foi um dos destaques da Feira Industrial, no prédio da Rua Alfredo Chaves (prefeitura). Ali, Nelson e Helena apresentaram a antena Espinha de Peixe 36L, “indicada para todos os canais, em locais com fraca recepção”, conforme destacado pelo Pioneiro de 23 de fevereiro de 1969 (reprodução abaixo).
Conferiram a novidade o presidente da festa, Livio Gazola; o prefeito Victorio Trez e o governador Peracchi de Barcellos. Já o presidente Arthur da Costa e Silva passou pelo estande da Bazei somente no final de semana de encerramento da festa, em março (foto abaixo) - na abertura do evento, Costa e Silva mandou como representante o então Ministro dos Transportes, o caxiense Mário Andreazza.
Mas foi na Festa da Uva de 1972, quando o desfile da Sinimbu marcou o início das transmissões em cores no Brasil, que a Bazei obteve amplo destaque. Nelson e Helena acompanharam as autoridades e ajudaram a promover o evento, evidenciando a importância da chegada da TV colorida em meio a maior festa da cidade. Tanto que o então Ministro das Comunicações, o também caxiense Hygino Corsetti, foi um dos visitantes de honra do estande.
CADEIRAS DE PRAIA
A Festa da Uva de 1975, que marcou o centenário da imigração italiana, também evidenciou a diversificação dos produtos da firma. Aproveitando a popularização do veículo – e a necessidade de móveis próprios para sua acomodação nos ambientes domésticos –, a Bazei passou a oferecer mesas de centro e de apoio para os aparelhos.
Já em 1980, com a expansão dos negócios, foi fundada a Indústria de Antenas Bazei Ltda, que começou a fabricar as clássicas cadeiras de praia em tubo de alumínio, mesmo material utilizado nas antenas e na linha de móveis.
Detalhe: em 1986, as cadeiras representavam a linha de maior produção da empresa, um sucesso de vendas para todas as regiões do país.
MUDANÇAS EM 1991
Com a chegada das novas tecnologias e o declínio da captação de sinal por meio das antenas tradicionais, a Bazei direcionou sua produção às embalagens plásticas. Surgia, assim, em 1991, a Bazei Plásticos e Embalagens Ltda. O avanço traduziu-se na construção de novos pavilhões industriais e de um prédio administrativo, além da contratação de novos colaboradores.
Toda essa linha de embalagens também teve como vitrine a Festa da Uva. Na edição de 1996, a Bazei apresentou sua linha de embalagens e filmes técnicos, brindando os visitantes com as sacolas plásticas impressas em homenagem à celebração daquele ano – o que ajudou a tornar a marca e seus produtos ainda mais conhecidos.
Atualmente, a Bazei produz embalagens plásticas flexíveis, com variados formatos, estruturas e acabamentos, oferecendo soluções para as mais diversas aplicações e segmentos, no Brasil e Exterior.
Na seleção a seguir, outros momentos dessa trajetória, com destaque para os anúncios veiculados no Pioneiro da segunda metade dos anos 1960, quando a Bazei prestava assistência para as marcas Walita e Philishave. Por fim, alguns flagrantes dos estandes da fábrica na Festa da Uva de 1972.