Inaugurada em junho, junto ao Caxias Plaza Shopping, a rede varejista Pernambucanas é uma velha conhecida do consumidor caxiense. E o início de sua trajetória na cidade remete a mais de 75 anos atrás, algo que boa parte das novas gerações desconhece. Os primórdios da rede – fundada em 1908, em Recife – foram destacados pelo autor Duminiense Paranhos Antunes no Documentário Histórico do Município de Caxias do Sul, lançado em 1950.
Confira o texto original abaixo:
“À 1º de agosto de 1946 a cidade era enriquecida de mais um importante estabelecimento comercial, com a instalação de uma filial das Casas Pernambucanas, da grande firma nacional Lundgren Irmãos Ltda. Localizada a filial num ponto central da cidade, à Praça Ruy Barbosa, esquina da Av. Júlio de Castilhos com a Rua Dr. Montaury, mantém sempre em estoque os variados tecidos de sua fabricação, como sejam - brins, algodão, chitas, nylons, voiles, assim como cobertores e outros artigos especiais que vem distribuindo há anos pela imensidão do Brasil, por preços populares”.
É desse primeiro endereço o registro acima, em que a loja aparece ao fundo, no térreo do casarão da família Sassi. A fotografia foi captada originalmente para destacar a professora Luiza Dorfmann e seus alunos junto ao ônibus estilo "jardineira" da Colônia de Férias promovida pela Secretaria de Educação do Estado.
Repare ainda no prédio da não menos lendária Joalheria Bragatti, Comandulli & Cia, posteriormente endereço de outro ícone do entorno da praça: a Óptica Caxiense.
OUTROS ENDEREÇOS
Após deixar o térreo do casarão da família Sassi, a filial caxiense das Casas Pernambucanas migrou, em meados dos anos 1950, para a Rua Sinimbu, 2.032, ao lado da Ferragem Triches (anúncio acima). Foi a época em que seus anúncios publicitários destacavam “camisas, linhos, casemiras, colchas de seda e as mais variadas guarnições”.
Já em 21 de outubro de 1968, a loja inaugurava suas modernas instalações na Av. Júlio de Castilhos, 1.923 (foto acima) - exatamente em frente à atual.