Se o final do ano já ficou acima das expectativas para o comércio de Caxias do Sul, investimentos de grandes redes de varejo na cidade demonstram que o início do ano também deverá ser movimentado. Pelo menos duas grandes redes fincam bandeira na segunda maior cidade do Estado. A Casas Bahia inaugurou uma unidade no bairro Rio Branco nesta última semana do ano. E para 2022 já está previsto o desembarque da Pernambucanas no Caxias Plaza Shopping, marca que é uma das mais antigas do varejo nacional.
A Casas Bahia volta a Caxias após sua despedida no final de 2009. Agora escolheu se instalar em um prédio ao lado da Igreja dos Capuchinhos. A coluna apurou que outra unidade na área central está na previsão de investimentos da rede paulista.
A Pernambucanas também já teve uma loja em Caxias no passado. Ela ficava na Avenida Júlio de Castilhos, entre a Visconde de Pelotas e a Dr. Montaury, perto da praça Dante Alighieri. Funcionou até meados dos anos 1980. Agora vai se instalar na entrada do Caxias Plaza Shopping pela Avenida Júlio de Castilhos, ou seja, em frente à loja antiga. Deve ocupar uma área de 1,2 mil metros quadrados, incluindo térreo e primeiro andar. Com isso, nove empreendimentos que ocupavam o espaço estão sendo remanejados. Alguns dentro do próprio shopping e outros optaram por buscar novas salas em outros locais da cidade. A desocupação deve ocorrer até a metade do mês que vem para que sejam iniciadas as reformas para a instalação da marca de varejo com 110 anos de atuação.
Queima de estoque
A prova que a chegada de novas redes mexe com o comércio caxiense é o movimento feito nesta semana pela loja da Magazine Luiza do bairro Rio Branco. Ela fica em frente à recém-inaugurada Casas Bahia. A fachada estava coberta de cartazes anunciando uma série de promoções. Carros de som informando o “Bota-Fora” circularam por esta região da cidade ao longo da semana.
Impacto para a economia caxiense
A presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, avalia que a chegada de grandes redes em Caxias do Sul é um sinal positivo, pois mostra como o varejo está consolidado. Segundo a comerciante, estas empresas fazem grandes estudos antes de se instalarem na cidade e o fato de terem escolhido a região aponta um cenário favorável.
Os grandes empreendimentos também geram empregos e movimentam a economia do entorno, segundo a representante do varejo caxiense. Ela destaca ainda que os pequenos e médios comerciantes precisam reforçar ainda mais seus diferenciais, como o atendimento personalizado e outras estratégias de venda, já que as gigantes varejistas também chegam com o seu poder de negociação.
_ As grandes redes afetam o nosso comércio local no que se refere ao poder de barganha dos gigantes, mas por outro lado movimentam a economia do município. Temos um novo consumidor, mais consciente e mais dono de suas opções. Vamos valorizar, em primeiro lugar, o que é nosso _ disse a presidente do Sindilojas.