Capelinhas, bandeira de Nossa Senhora do Rosário de Pompéia, Capitel de São Roque, dobradinha, vinho doce, pien, árvore das garças, cruz, cinema, canudinhos, festa de São Pedro, Capitel de São José, casa de dona Égide, sagu...
Todos esses “símbolos” de Galópolis foram citados pelos moradores, trabalhadores e estudantes que compareceram ao Inventário Participativo do Patrimônio de Galópolis, realizado na última terça, defronte à Igreja Matriz do bairro.
Organizado pelo Centro Comunitário e Cultural Galópolis, com apoio da Associação de Moradores e do Ponto de Cultura Galópolis, o encontro buscou mapear o patrimônio material e imaterial da localidade — aqueles saberes e fazeres passados de geração a geração —, além de demandas de preservação de locais emblemáticos para a comunidade.
Um deles é o prédio da antiga sede social do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos (posterior escritório do Lanifício Sehbe). Atualmente, a comunidade aguarda pelo parecer positivo ao pedido de tombamento e revitalização do prédio, interditado pelo Corpo de Bombeiros desde 2019, devido às más condições e ao risco de incêndio. A ideia é concentrar ali todas as atividades do Centro Comunitário e Cultural Galópolis.
História viva
Mediado pela historiadora Geovana Erlo, o inventário foi “construído” de forma coletiva e informal, a partir das manifestações culturais que os moradores elencaram como patrimônios culturais do bairro (foto acima).
Para a segunda edição, nesta terça-feira (15), os organizadores Maria Pinto, Leandro Vignochi, Rita Furlan, Geovana Erlo, Renata Brustolin e Rosa Diligenti solicitam que os moradores participem ainda mais:
— Quem viveu a história do Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos está convidado a trazer suas memórias orais, fotos, documentos e demais objetos que ajudem a escrever a trajetória desse importante espaço para a comunidade.
AGENDE-SE
- O quê: segundo encontro do Inventário Participativo de Galópolis
- Quando: dia 15 de março, às 19h
- Onde: Igreja Matriz de Galópolis
- Quanto: entrada franca
- O que trazer: fotos, objetos e memórias relacionadas ao Círculo Operário Ismael Chaves Barcellos (antigo escritório do Lanifício Sehbe)
- Saiba mais: www.projetocccg.com e Facebook Ponto de Cultura Galópolis