Desde o final da década de 1930, o endereço do antigo Hospital Del Mese, na Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Marechal Floriano e Moreira César, é um ponto de referência em Caxias. Durante os últimos 80 anos, porém, o lugar passou por uma série de modificações, construções, demolições e alterações em sua estrutura e terreno originais, até a instalação do atual Centro Clínico Del Mese.
Todo esse legado dialoga com a trajetória do médico italiano Renato Del Mese, resgatada pela pesquisadora Vânia Tonietto Brugalli e pelo médico João Carlos Rössler, autores do livro História da Medicina de Farroupilha – Del Mese e Jayme Rössler, pai de João Carlos, atuaram juntos em vários momentos (leia mais abaixo).
Início em Guaporé
Chegado ao Brasil em 1930, Renato atuou inicialmente em Guaporé, onde conheceu a jovem Hilda Pandolfo – do casamento, ocorrido em 1931, nasceu o único filho do casal, Flávio Del Mese, que ganhou o mesmo nome do avô italiano. Dois anos depois, em 1932, a família chegou a Caxias, estabelecendo-se no lendário Hotel Menegotto, onde o médico oferecia serviços como cirurgião e especialista em partos.
Foi por volta dessa época, em 1933, que Del Mese, atuando “com restrições” no Hospital Pompéia, foi o responsável pela primeira transfusão de sangue feita em Caxias. Com o auxílio dos doutores Félix Spinato e Luiz Faciolli, realizou o “exitoso procedimento” no paciente Dario Turra.
Os primeiros tempos em Caxias, porém, foram de dificuldade “para trabalhar”, o que contribuiu para que ele atuasse em outras cidades da região. Conforme destacado no livro, de 1935 a 1938, Del Mese desempenhou papel importante no Sanatório Nova Vicenza (atual Hospital São Carlos), em Farroupilha, além de clinicar no antigo Hospital Santo Antônio (atual Saúde).
Todo esse trabalho ajudou-o a adquirir um quinhão de terra na principal via de Caxias. Na Av. Júlio de Castilhos, entre a Marechal Floriano e a Moreira César, Del Mese construiu sua casa e, de olho no terreno ao lado, fechou negócio na primeira oportunidade. Aos poucos, foi ampliando a edificação, que logo se transformou em hospital.
Oito cirurgias na estreia
A inauguração oficial do Hospital Del Mese ocorreu em 14 de setembro de 1939. Em sua capa de 17 de setembro, o semanário “A Época” destacou o surgimento do “estabelecimento que honra Caxias e o Estado”, a partir da iniciativa do médico italiano Renato Del Mese:
“Teve lugar quinta-feira última, dia 14, a bênção cerimonial do Hospital Dr. Renato Del Mese, de propriedade desse reconhecido cirurgião, ato que procedeu a inauguração dos serviços cirúrgicos e clínicos do novo hospital. Finda a cerimônia inaugural, em uma das dependências do edifício, foram servidos aos presentes doces e uma taça de champagne. À tarde, pelo dr. Sendrino Mario Fredda, médico legista da 1ª Região Policial do Estado, foram feitas as primeiras operações no novo estabelecimento, as quais tiveram feliz resultado”.
Conforme o texto de 1939, já no primeiro dia, oito pacientes aguardavam a mesa de operações. A reportagem também destacava a infraestrutura:
“O novo hospital acha-se otimamente aparelhado, podendo-se afirmar ser um dos melhores e mais modernos de nosso Estado, sendo que todo o material nele empregado é do mais aperfeiçoado e das melhores procedências. Felicitamos, assim, o dr. Renato Del Mese por ter dotado Caxias de mais uma casa hospitalar, que de sobremodo a honra”.
Folclore ou não, há quem diga que, no dia da inauguração, Del Mese estava tão focado no projeto que teria realizado oito cirurgias e não comparecido às festividades.
Cotidiano entre Caxias e Farroupilha
Conforme destacado no livro, Hilda Pandolfo Del Mese era quem dirigia o carro da família, levava o marido para os chamados urgentes, cuidava da administração do hospital e auxiliava-o como enfermeira instrumentadora.
Já a duradoura amizade com o médico “vizinho” Jayme Rössler surgiu a partir do vaivém dos doentes, visto que Renato se valia dos hospitais de Farroupilha e Carlos Barbosa para internar seus pacientes.
— Dr. Jayme seguidamente convidava Del Mese para fazer cirurgias no Hospital Cibelli e, em contrapartida, meu pai também as realizava no Hospital Del Mese — conta João Carlos Rössler no livro.
Renato e Hilda Del Mese também foram padrinhos de batismo do irmão de João Carlos, Edison Rössler, nascido em 1941.
Renato Del Mese faleceu em 12 de julho de 1960, aos 62 anos.
Parceria
Informações desta página são uma colaboração da pesquisadora Vânia Tonietto Brugalli, organizadora do livro História da Medicina de Farroupilha, lançado pelo médico João Carlos Rössler.