Maio está chegando, e o Dia das Mães mexe fundo com as memórias de infância. Pegando carona na data, retomamos a história do lugar que, a partir dos anos 1940, mais viu nascer crianças, não só de Caxias mas de várias cidades da região.
Conforme informações do Centro de Memória do Hospital Pompéia, em 1939, as Damas de Caridade – grupo de mulheres responsável pela fundação — abraçaram a maternidade da instituição. Naqueles primeiros tempos, cerca de 40 senhoras contribuíam para a compra dos mais diversos materiais, a serem utilizados na fabricação de enxovais para as mães carentes.
Hospital Pompéia: o palacete das Damas de Caridade em 1947
Varejo do Eberle: um Dia das Mães multicor em 1968
Outra constante até meados dos anos 1960 era a figura da parteira. Além de realizarem o parto normal, muitas vezes substituindo os médicos, elas davam as primeiras assistências aos bebês, colocavam a criança no peito da mãe para mamar e atendiam a família a domicílio, no dia seguinte. Todo esse trabalho fez a maternidade crescer acompanhando a evolução do hospital, não demorando muito para o Pompéia tornar-se uma referência regional em obstetrícia.
Nas imagens desta página, a maternidade e o berçário do Pompéia em meados dos anos 1950 e 1960. Os registros integram o Centro de Memória da instituição.
Leia mais:
Parteira Ana Rochetti, a mãe de Caxias
Ana Rochetti: lembranças dos primeiros anos de vida
Médico Augusto Caetano Sartori: um século de histórias
Hospital Saúde: um prédio com vocação para hospedar e ensinar
Um almoço no Caxias Hotel em 1947
Fotos dos leitores
Neste 2018 retomamos a participação de leitores e suas fotos com as mamães. Você possui registros antigos, feitos em estúdio ou em casa? Envie as imagens em alta resolução para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com, com nome, identificação das pessoas e data.
Na semana do Dia das Mães, em 12 de maio, publicaremos as homenagens.
Leia mais:
Dia das Mães com fotos dos leitores
Mães e filhos: um registro para a posteridade
Uma família: várias gerações de mães
Pioneiro 70 anos
Você possui fotos antigas do ano de 1948, quando o Pioneiro foi fundado? Podem ser registros da cidade, famílias, esportes, trabalho, educação, lazer e cenas do cotidiano. As imagens devem ser enviadas em alta resolução, com nome e fone de contato, para o e-mail rodrigolopes33@gmail.com.