Seguimos publicando imagens dos álbuns Obras do Estado Novo Caxias – Alguns Flagrantes de Urbanização e Saneamento – Administração Dante Marcucci, desta vez para testar os conhecimentos dos leitores. As fotos, captadas entre 1939 e 1945, trazem registros do processo de rebaixamento, calçamento e paisagismo de diversas ruas e cruzamentos da área central da cidade, mas também são uma oportunidade para recordar ou “descobrir” casas e prédios que se foram. Preencha as legendas com suas lembranças do trecho, os comércios e serviços, quem morou ali, etc... As respostas estão abaixo.
Leia mais
Ruas de Caxias: o antes e o depois das obras em 1940
O paraíso do vinho no bairro São Pelegrino
Avenida Rio Branco e a Sociedade Brasileira de Vinhos
Respostas:
1 - Rua Visconde de Pelotas, entre a rua Sinimbu e a Avenida Júlio e Castilhos. Vê-se à direita, a antiga sede dos Correios e Telégrafos, a Livraria Saldanha e, mais ao fundo, o prédio do Museu Municipal (antiga prefeitura e intendência). À esquerda, a antiga sede do Recreio da Juventude (posteriormente Farmácia do Círculo Operário Caxiense)
2 - Avenida Júlio de Castilhos, entre as ruas Marechal Floriano e Moreira Cesar (em primeiro plano). À esquerda, os casarões e o prédio do Hospital Del Mese (atual Centro Clínico Del Mese). No alto, o extinto Palacete das Damas de Caridade do Hospital Pompéia.
3 -Avenida Júlio de Castilhos esquina com a rua Treze de Maio, em Lourdes, durante as obras de calçamento.