Todo mundo já teve ou lembra deles na casa de pais ou avós. Falamos dos lustres em formato “escadinha” e dos antigos globos de opalina nas cores amarelo, verde água, azul, branco e rosa bebê - que imperavam nas salas e quartos dos anos 1940, 1950 e 1960.
Em Caxias, uma das tantas lojas que comercializava esse tipo de peça era a Instaladora Caxiense, de propriedade do sr. Alberto Cemin. “A mais bem montada casa especializada no ramo de eletricidade” foi um dos tantos estabelecimentos destacados no álbum Documentário Histórico do Município de Caxias do Sul, lançado em 1950 pelo jornalista Duminiense Paranhos Antunes.
Há 70 anos, o lugar foi assim descrito:
“A Instaladora Caxiense dedica-se ao comércio de instalações elétricas, dispondo de um completo sortimento de materiais do ramo, como artigo elétricos em geral, lustres, motores, dínamos, correias em V e outros. A fotografia que ilustra esta página mostra o interior da loja, podendo-se apreciar o variado e lindo estoque de lustres de que dispõe a firma, cujo balcão é atendido pelo próprio sr. Alberto Cemin e sua esposa”.
Publicidade em jornais
Nos anúncios desta página, garimpados em edições dos jornais “Pioneiro”, “A Época” e “O Momento” dos anos 1950, a loja é destacada em seus antigos endereços, inicialmente na Rua Dr. Montaury, 707, depois, na Pinheiro Machado, 1920.
Quem não lembra desse tipo de lustre ou “iluminador” com os spots coloridos de metal?