Em 1958, dez anos após sua fundação, o semanário Pioneiro já estava consolidado como vitrine para todo tipo de negócio em Caxias. Em uma breve folheada por edições de seis décadas atrás, deparamos com anúncios destacando desde as últimas unidades do novíssimo EdifícioVeneza, na esquina das ruas Visconde de Pelotas e Sinimbu, até os produtos da lendária Drogaria Velgos e as capas de chuva e sombrinhas das Lojas Renner.
Na publicidade do Veneza, o rol de modernidades do prédio, projetado por Toigo & Cia Ltda e executado pela empresa Bivar Schmitt & Cia Ltda, incluía rápido elevador, exaustor na cozinha, incinerador de lixo, aparelhagem contra incêndio, instalação elétrica prevendo antenas de rádio e televisão, além de fino acabamento.
Outro achado é o anúncio divulgando o filme "A Rua do Crime", cartaz dos cinemas Guarany e Ópera (confira na foto abaixo). Naqueles tempos de "juventude transviada", James Dean, Elvis, rebeldia e muito rockabilly, a chamada fazia um "alerta":
A realidade dramática de uma geração perdida. Estes jovens compõem uma terrível quadrilha de delinquentes juvenis. Cuidado com eles!
Nada mais datado e estigmatizado. Na seleção desta página, outras preciosidades garimpadas nas páginas do Pioneiro disponíveis no Centro de Memória da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.
Leia mais:
Boas Festas no Caxias Magazine em 1968
Caxias Magazine: desejos de um Feliz Natal em 1965
Varejo do Eberle: presentes que duram uma vida inteira
Centro de Memória
Todas as edições do jornal Pioneiro, de 1948 a 2002, estão digitalizadas e podem ser acessadas no Centro de Memória da Câmara de Vereadores. Basta acessar o site www.camaracaxias.rs.gov.br, no link Centro de Memória (Jornais).
Leia mais:
Pioneiro 70 anos: recordações impressas na memória
Pioneiro 70 anos: a capa da primeira edição em 1948
Pioneiro 70 anos: formatura dos contadores do Carmo em 1948
Pioneiro 70 anos: anúncios na estreia do jornal em 4 de novembro de 1948
Pioneiro 70 anos: de volta a 1952
Pioneiro 70 anos: termos em desuso, mas com o charme de época