Os 55 anos de atuação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Caxias, recordados na coluna de quinta-feira, trazem também a lembrança da campanha Brilha Caxias. Surgida em 1993, na gestão de Alexandre Nicola, a iniciativa buscava incentivar moradores e lojistas a decorar suas casas, prédios, lojas, indústrias, órgãos públicos, igrejas e até ruas e bairros com luzes e alegorias natalinas.
Conforme destacado na reportagem “Campanha vai iluminar a cidade”, publicada no jornal Pioneiro de 23 de julho de 1993, a ideia reuniu, além de CDL e Sindilojas, representantes da prefeitura e diversos segmentos de Caxias. À época, a entidade ainda era denominada Clube dos Diretores Lojistas.
“Representantes do Clube dos Diretores Lojistas (CDL), Clube Juvenil, prefeitura e Universidade de Caxias (UCS) reuniram-se ontem para organizar um final de ano com mais luz no município. A ideia do Brilha Caxias, como foi denominado o evento que objetiva celebrar o espírito do Natal, é fazer uma junção de eventos, que se inicia com o Museu de Rua, em 19 de novembro, contando a história do comércio na cidade, até o encerramento da Festa da Uva, em 3 de março. O projeto iniciou quando o presidente do Juvenil, Milton Comassetto, resolveu fazer a celebração no clube com luzes, coral e decoração diferente. A partir disso, contatos foram feitos para que a realização não ficasse restrita. Entidades do comércio aderiram, e o projeto foi estendido até o encerramento da Festa da Uva, para que os turistas que visitam Caxias nesta data pudessem sentir um espírito permanente de Natal”.
A primeira edição do Brilha Caxias teve lançamento em 19 de novembro de 1993, quando também foi inaugurado, na Praça Dante Alighieri, o "Museu de Rua Mercadores de Lembranças".
Organizada pelo então Museu e Arquivo Histórico Municipal, a exposição trazia 29 fotos e 14 textos recordando a trajetória do comércio caxiense, desde as casas de negócio e os pioneiros armazéns de secos & molhados.
Há 24 anos
Em 1996, três anos depois da estreia do Brilha Caxias, um dos destaques entre os prédios iluminados foi o icônico Parque do Sol, edifício mais alto do Rio Grande do Sul.
Luzes abrangendo boa parte dos 36 andares deram forma a uma gigantesca árvore de Natal, conforme vemos na imagem que abre esta matéria, captada a partir do Parque dos Macaquinhos.
Acima, o lançamento da campanha naquele ano, em frente à Catedral Diocesana. Detalhe da foto: em 1996, o muro da Catedral contava com o enorme painel confeccionado pelo Núcleo de Artes Visuais de Caxias do Sul. Lembram?
Galópolis em destaque
Anúncio da CDL publicado no Pioneiro de 24 e 25 de dezembro de 1996 (abaixo) trazia os classificados em cada uma das sete categorias: condomínios ou prédios, residências, agências bancárias, lojas, indústrias, bairros e órgãos públicos ou entidades.
Um dos destaques foi para a comunidade de Galópolis, que iluminou o bairro e o histórico condomínio “Vila dos Tecelões”, ao redor da praça.
Casas e prédios
Na sequência abaixo, o centro e alguns prédios do bairro Exposição iluminados para o Brilha Caxias de 1996. As imagens integram o acervo da CDL Caxias.