A classificação do Caxias para a final do Campeonato Gaúcho é a confirmação de uma grande campanha e a consolidação do trabalho do técnico Thiago Carvalho. Mesmo não conseguindo o acesso à Série C, no ano passado, a direção apostou no trabalho do comandante e o resultado aparece em campo.
Mais uma vez, sob o comando do treinador, o Caxias tem ótimos números e chega para a disputa de um momento decisivo. Foi assim na Série D, quando ele assumiu o time durante a competição e teve méritos para levar a equipe até os jogos que valiam o acesso.
Agora, com mais tempo de trabalho e mais autonomia na montagem do elenco, conduz o Caxias a um feito gigante: eliminar o Inter em pleno Beira-Rio e lutar pelo título Estadual. Aliás, em três confrontos neste Gauchão contra esse adversário, que tem um orçamento infinitamente maior, o time grená não perdeu. Méritos de um time bem treinado e muito organizado.
São 12 jogos de invencibilidade no Estadual. Ainda não perdeu como visitante. É o melhor time do interior. Agora, o Caxias buscará o segundo título gaúcho da sua história. O Grêmio é favorito, tem um elenco com um investimento que dispensa comentários. No entanto, o gigante grená quer mais.