A classificação está garantida e alguns torcedores podem até achar bobagem brigar por uma posição final melhor ao término da primeira fase da Série D. É claro que alguém que avança na quarta colocação tem possibilidades similares a quem fica como líder.
Uma prova recente disso foi a Divisão de Acesso, onde Avenida e Esportivo subiram após terminarem a fase classificatória na quarta colocação dos seus grupos.
Porém, em uma trajetória que determina que o time só garante o acesso após três mata-matas, um caminho menos tortuoso tende a ser determinante para a conquista do objetivo. Principalmente pelo aspecto anímico, de ganho de confiança com a liderança na primeira fase. Na tão falada evolução
Sendo assim, por mais que o Caxias tenha de preservar atletas para ter todo o grupo à disposição no mata-mata, vencer o Azuriz no domingo é fundamental para chegar mais forte nesse novo campeonato.
Preservação e oportunidades
A boa notícia é que o Caxias chega nesse momento com um grupo capaz de repor ausências sem perder qualidade ou, principalmente, o seu padrão de jogo. Mesmo que Thiago Carvalho opte por deixar de fora jogadores pendurados, quem entrar vai querer mostrar serviço.
Bustamante e Maicon Assis, reforços que chegaram recentemente, precisam de minutagem para ganhar entrosamento. E há ainda aqueles que seguem na briga pela titularidade, como Vidaletti, Rennan Siqueira e Rafael Dumas. O momento é de pensar na próxima fase, mas sem deixar de aproveitar as oportunidades.