De virada, com polêmica e um gol aos 43 minutos do segundo tempo, o Avaí garantiu neste domingo (28) o seu retorno à elite do futebol brasileiro ao fazer 2 a 1 no Sampaio Corrêa, na Ressacada. Era o favorito e confirmou, com uma dose a mais de sofrimento em relação ao que se imaginava diante de um rival sem nada a fazer na competição. Assim, Santa Catarina mantém um representante no Brasileirão em 2022, já que a Chapecoense já está rebaixada.
Além da equipe catarinense, os tradicionais Botafogo, Coritiba e Goiás haviam garantido o retorno para a primeira divisão.
Na parte de baixo, o tradicional Vitória, da Bahia, teve confirmado o rebaixamento para a Série C, após perder em casa para o Vila Nova. Também caem Brasil-Pel, Confiança e Remo, que dependia só de si e ficou no 0 a 0 com o Confiança, no Pará. Quem escapou foi o Londrina, que goleou o Vasco na última rodada por 3 a 0, com direito a gol do atacante Caprini, ex-Ju.
Em 2022, mais uma vez a Série B será muito atrativa, especialmente pela presença dos gigantes do futebol brasileiro. Até agora, são 17 os confirmados na competição. Além da rebaixada Chapecoense, os remanescentes CSA, CRB, Guarani, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Náutico, Vila Nova, Vasco, Cruzeiro, Brusque, Operário e Londrina e as quatro equipes que subiram da Série C: Novorizontino, Tombense, Ituano e Criciúma.