A designer caxiense Julia Webber, sempre antenada em temas como Economia Circular e Sustentabilidade, propõe reciclagem de roupas no figurino do Coro Juvenil do Moinho/UCS (COJmo).
A transposição da ideia para o tecido se fez por meio de uma série de vivências e oficinas promovidas pela Julia com os integrantes do coro para a criação do figurino que será usado nos dois concertos alusivos aos 10 anos do grupo, nos dias 28 e 29, às 20h, no Teatro Pedro Parenti, em Caxias do Sul.
Juntando a peça colorida de outro corista com peças brancas de descarte — ou seja, peças que não usariam mais — as mesmas foram desconstruídas por cada um e reconstruídas em técnica de upcycle: quando um objeto já sem valor de uso é trabalhado para ganhar maior valor, seja por redesign, reciclagem, ou customização, como no caso. Esse exercício de troca de peças com história renovou nos jovens coristas a consciência da conexão emocional e identitária, além da consciência do impacto ecológico das roupas do cotidiano.
— O figurino é pensado para materializar exatamente isso. E mais do que apenas o resultado estético final, o que resplandece é o processo de criação das indumentárias. Como resultado, o ordinário torna-se extraordinário, com indumentárias individuais que celebram o poder criativo e único de cada um, ao mesmo tempo unem com símbolos e linguagem coletiva o grupo — diz Julia, que contou com a ajuda de estudantes do curso de Moda da UCS, Júlia Da Silva Paim, Bruna Ferreira Da Silva, Felipe Heitor Pulita e Vanessa Marins Da Silva.
Em tempo
O Concerto 10 Anos do COJmo ocorre na semana que vem, nos dias 28 e 29, às 20h, no Teatro Pedro Parenti. Ingressos a R$ 30 e R$ 15 (meia-entrada), à venda na Casa da Cultura. Pagamento preferencialmente em dinheiro.