Tem boa prosa na área. Está em pré-venda o livro Rebentação, da jornalista e escritora Eulália Isabel Coelho, natural de Santa Maria e radicada em Caxias do Sul. A obra pode ser adquirida no site da editora Penalux. Antes deste, a Biba — como ela é mais conhecida — havia lançado Histórias que te conto, em 2017, pela Chiado Editora.
Ao todo são doze contos em Rebentação, estruturados em dois segmentos: Os que resistem e Os desgarrados. Diz assim a sinopse (deixando aqui e ali pistas de mistério):
"A vida é um quebrar-se violento de perdas, amores, descobertas. Rebentar é também um revirar-se dentro/fora. Das gentes, das coisas, do mundo em voragem e desequilíbrio contínuo".
Trecho do livro
Segue abaixo um pequeno techo da abertura do conto (Não) Era uma vez, os mistérios de La Vieja Casita:
Essa história tem três jeitos de ser contada. No primeiro, o guri do carrinho de lomba, exclama com sua língua presa: "Não me acrrreeedito!". Leva a mão à testa e sente que sua visão meio que escureceu. Mas é só o mormaço. No segundo, a Angélica arregala os olhos azuis e tenta respirar mais fundo por causa da asma. Ela diz, baixinho demais para se ouvir, alguma coisa como: "meodeos", enquanto leva seu lencinho ao nariz. O terceiro jeito é o meu, que inicia com um "la puta madre!" e termina com "que graça tem agora?". Bueno, vou contar ao meu modo. Nele, a história começa assim...