O novo filme da diretora Laís Bodanzky, A Viagem de Pedro, será exibido na quarta-feira (17), em sessão especial no Palácio dos Festivais, fora de competição no 50º Festival de Cinema de Gramado. Após passar por festivais ao redor do mundo, como Septimus Awards e Brooklyn Film Festival, Gramado sediará a primeira exibição do longa luso-brasileiro, que retrata o retorno de D. Pedro a Portugal para recuperar seu trono, no Brasil.
No enredo, é retratada a história do primeiro Imperador do Brasil , interpretado por Cauã Reymond. Durante a travessia, Pedro reflete sobre sua vida no Brasil desde a infância, quando chegou com seus pais de Portugal, em 1808, até a sua saída na calada da noite, fugindo de ser apedrejado pela população, em 1831.
O retorno da cineasta a Gramado ocorre quatro anos depois dela receber seis Kikitos com o longa Como Nossos Pais, em 2017, e de ser homenageada com o Troféu Eduardo Abelin em 2020. Com direção e roteiro assinados por Laís, o longa conta com atuações de Bianca Villar, Cauã Reymond, Fernando Fraiha, Karen Castanho, Luis Urbano, Luiz Bolognesi, Mario Canivello e Sandro Aguillar.
Essa mudança na programação ocorre após a desclassificação do longa-metragem franco-espanhol La Boda de Rosa, da diretora Icíar Bollaín, que descumpriu o regulamento do 50° Festival de Cinema de Gramado, que prevê a obrigatoriedade de ineditismo dos filmes selecionados em território nacional, configurando a não exibição comercial e/ou pública dos títulos no Brasil. Com a decisão, o filme deixa a competição de Longas-Metragens Estrangeiros e não terá exibição na programação do evento.