A pouco mais de um mês de sua 50ª edição, o Festival de Cinema de Gramado anunciou no início da tarde desta sexta-feira (8), em evento no Hotel Buona Vitta Gramado, as produções participantes da mostra competitiva deste ano. Após duas edições multiplataformas — com exibições via streaming e pela TV —, o festival volta a receber a presença do público na Serra.
De 12 a 20 de agosto, serão apresentados 19 longas — sete na mostra nacional, sete na internacional e cinco na gaúcha —, 14 curtas brasileiros e 17 curtas gaúchos no Palácio dos Festivais, além de exibições paralelas e especiais, debates e discussões sobre o mercado audiovisual. Segundo a organização do evento, foram mais de mil títulos inscritos.
Este ano marca a estreia da atriz Dira Paes na curadoria de longas nacionais e estrangeiros, juntando-se ao jornalista, crítico de cinema e professor Marcos Santuario e à atriz e cantora argentina Soledad Villamil. Segundo Santuario, o trio buscou enfatizar filmes que tivessem narrativas importantes, interessantes e ousadas.
— Obras que dialoguem com o que vivemos na contemporaneidade — acrescenta o curador. — E que tenham rigor técnico. Produção audiovisual de primeiro nível.
Santuario observa que outro critério importante para a seleção dos filmes do festival é a diversidade:
— Procuramos olhar de forma ampla. Temos vários gêneros, temos mulheres maravilhosas na direção e na equipe técnica. Diretores trabalhando em seus primeiros filmes. Olhamos para todo esse universo, mas, no fundo, o que mais nos toca é a obra audiovisual.
Entre os longas selecionados para a mostra competitiva de longas brasileiros está A Mãe, que tem Marcelia Cartaxo como protagonista — ela que venceu o Kikito de melhor atriz em 2019 por sua atuação em Pacarrete. A Porta ao Lado traz Leticia Colin e Bárbara Paz. O Clube do Anjos reúne Otávio Muller, Matheus Nachtergaele, Paulo Miklos, Marco Ricca e André Abujamra, entre outros. O celebrado Antonio Pitanga aparece em Tinnitus. Completam a lista Marte Um, Noites Alienígenas e O Pastor e o Guerrilheiro.
Também foi anunciado que a atriz gaúcha Araci Esteves — historicamente celebrada por sua atuação em Anahy de las Misiones, de 1997 — será homenageada com o Troféu Cidade de Gramado. Já Joel Zito Araújo, diretor de longas como o premiado Filhas do Vento (2004) e do documentário A Negação do Brasil (2000), levará o Troféu Eduardo Abelin. Os agraciados com os troféus Oscarito e Kikito de Cristal serão divulgados no dia 12 de julho, em evento no Rio de Janeiro.
A cerimônia de premiação está marcada para o dia 20 de agosto, no Palácio dos Festivais. Serão entregues 49 Kikitos e 11 Troféus Assembleia Legislativa (destinados aos curtas gaúchos), além das tradicionais homenagens com os troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Kikito de Cristal e Cidade de Gramado. Ainda haverá a entrega de três prêmios Gramado 50 anos e o Troféu Leonardo Machado em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine).
Novidades e volta ao presencial
Uma das novidades de 2022 é a mostra competitiva de longas-metragens documentais. Os cinco filmes da categoria serão divulgados em evento no Rio, no dia 12. Os documentários serão exibidos pelo Canal Brasil, dentro da programação do Festival de Gramado, e disponibilizados no Globoplay durante o evento. O grande vencedor da categoria será exibido no Palácio dos Festivais como filme de encerramento da edição.
Conforme Santuario, a mostra documental era um desejo antigo dele e do falecido curador José Wilker (1944-2014). De acordo com o jornalista, apesar da volta ao presencial, ainda não foi abandonado o formato multiplataforma do evento — a ideia é aprimorá-lo nas próximas edições. Mas, inevitavelmente, a edição 50 do Festival de Gramado será lembrada pelo retorno do público e realizadores ao Palácio dos festivais.
— Estamos comemorando a volta, que era um desejo da organização, da cidade e de todas as pessoas que se envolvem nesse universo. Alguns filmes ficaram guardados exatamente porque o festival ainda era online. E os realizadores querem os filmes na tela — diz o curador.
Para o vice-prefeito de Gramado, Luia Barbacovi, foi o festival que mostrou o município para o Brasil e para o mundo.
— Nós, enquanto administradores de Gramado, temos o compromisso de preparar a cidade para receber os turistas que vieram ao festival, seja em estrutura, cuidados de jardins, iluminação e limpeza — frisa Barbacovi. — Mas, acima de tudo, mostrar ao visitante que ele é a pessoa mais importante para nós.
Lista de indicados
Longas brasileiros
A Mãe, de Cristiano Burlan
A Porta ao Lado, de Julia Rezende
Clube dos Anjos, de Angelo Defanti
Marte Um, de Gabriel Martins
Alienígenas, de Sérgio de Carvalho
O Pastor e o Guerrilheiro, de José Eduardo Belmonte
Tinnitus, de Gregorio Graziosi
Longas estrangeiros
9, de Martín Barrenechea e Nicolás Branca (Uruguai)
Cuando Oscurece, de Néstor Mazzini (Argentina)
El Camino de Sol, de Claudia Sainte-Luce (México)
Inmersión, de Nicolas Postiglione (Chile)
La Boda de Rosa, de Iciar Bollain (Espanha/França)
La Pampa, de Dorian Fernández Moris (Peru)
O Último Animal, de Leonel Vieira (Portugal)
Longas gaúchos
5 Casas, de Bruno Gularte Barreto
Campo Grande é o Céu, de Bruna Giuliatti, Jhonatan Gomes e Sérgio Guidoux
Casa Vazia, de Giovani Borba
Despedida, de Luciana Mazeto e Vinícius Lopes
Dog Never Raised — Cachorro Inédito, de Bruno de Oliveira
Curtas brasileiros
Benzedeira, de Pedro Olaia e San Marcelo
Deus Não Deixa, de Marçal Vianna
Fantasma Neon, de Leonardo Martinelli
Mas Eu Não Sou Alguém, de Gabriel Duarte e Daniel Eduardo
O Elemento Tinta, de Luiz Maudonnet & Iuri Salles
O Fim da Imagem, de Gil Baroni
O Pato, de Antônio Galdino
O Último Domingo, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão
Serrão, de Marcelo Lin
Socorro, de Susanna Lira
Solitude, de Tami Martins e Aron Miranda
Tekoha, de Carlos Adriano
Um Tempo Para Mim, de Paola Mallmann
Ímã de Geladeira, de Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo
Curtas gaúchos
A Diferença Entre Mongóis e Mongoloides, de Jonatas Rubert
Apenas Para Registro, de Valentina Ritter Hickmann
Drapo a, de Alix Georges e Henrique Lahude
Fagulha, de Jéssica Menzel e Jp Siliprandi
Johann e os Ímãs de Geladeira, de Giordano Gio
Mby´Á Nhendu — O Som do Espírito Guarani, de Gerson Karaí Gomes
Mora, de Sissi Betina Venturin
Madrugada, de Leonardo da Rosa e Gianluca Cozza
Nação Preta do Sul — O Curta, de Nando Ramoz e Gabriela Barenho
Nós que Fazemos Girar, de Lucas Furtado
O Abraço, de Gabriel Motta
Olho por Mim, de Marcos Contreras
Perfection, de Guilherme G. Pacheco
Possa Poder, de Victor Di Marco e Márcio Picoli
Sinal de Alerta Lory F, de Fredericco Restori
Sintomático, de Marina Pessato
Tudo em Constante Movimento, de Cristine de Bem e Canto