Com seis aviários atualmente, a unidade da Naturovos de Vacaria ganhará mais 10 até o final do ano que vem, totalizando 18 mil metros quadrados de área. Para isso, a empresa irá investir R$ 33 milhões. A obra de ampliação começará no próximo trimestre.
O projeto prevê ainda compra de equipamentos modernos, como sensores de temperatura e de luminosidade, climatizadores, sistemas de segurança para garantir o bem-estar das aves e a eficiência na produção. Conforme os galpões forem sendo finalizados, já ingressam na operação da indústria.
Com a expansão, a empresa, que produz 3 milhões de ovos por dia — contando com a matriz em Salvador do Sul —, pretende passar a produzir 4 milhões diariamente. A Naturovos também tem 110 produtores parceiros e pretende chegar a 130 nos próximos meses. Muitos deles, inclusive, são da Serra.
De acordo com o diretor comercial Anderson Herbert, com a ampliação da capacidade produtiva, vagas serão abertas. A intenção é passar dos atuais 110 funcionários para 160.
Financiamento
Para viabilizar o projeto, a Naturovos está contando com financiamentos. A obra teve início com capital próprio, mas captou recursos do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Além de abastecer o mercado nacional, a Naturovos exporta 25% da produção para países da América do Sul, América do Norte, Oriente Médio e Japão.