Ser turista na própria cidade é possível, e Galópolis, em Caxias do Sul, é prova disso. Considerado um museu a céu aberto — quem não se encanta, por exemplo, com a Vila Operária, conjunto de casas construídas a partir de 1912 para os trabalhadores da cooperativa têxtil? —, o bairro tem muitos atrativos que pude revisitar na sexta-feira (13), durante um passeio a convite da Associação Turística Galópolis Tecendo Histórias.
Um deles é o Instituto Hércules Galló (IHG), espaço que preserva não só a memória do imigrante italiano, mas da localidade. Galló deixou a Itália, e sua veia empreendedora foi fundamental para o desenvolvimento de Galópolis. Tão importante que o nome do bairro é uma homenagem a ele. O IHG abre de terça a sábado, das 13h30min às 17h30min, e a entrada é gratuita.
Próximo ao Instituto, do outro lado da BR-116, a Cootegal Tecidos prepara um projeto turístico para visitação. A cooperativa é o mesmo lanifício criado pelos imigrantes e que mudou de nome e gestores ao longo dos últimos 120 anos.
Também pude conhecer novos lugares nesta incursão por Galópolis, como a Casa Canale. Dona Lidia Nicoletti Canale abre as portas da própria residência, uma edificação centenária, para servir visitantes com cardápio caseiro que lembra comida de avó. Dona Lidia, aliás, foi escolhida em 2019 a mais bela nona de Galópolis e toca o restaurante com a filha e a neta.
A vinícola Quinta Don Bonifácio é outro empreendimento familiar do bairro. Quatro primos administram o negócio que elabora vinhos finos feitos somente com a produção própria de uva. A família tem vinhedos em Galópolis e em Santa Lúcia do Piaí. Além da venda para empórios e hotéis, a Don Bonifácio tem garden para receber turistas aos sábados.
Além dos vinhos, Galópolis tem opção de cervejas. Há 12 anos, a Ordeo adotou o bairro e, anualmente, realiza um festival na praça. A Oktoberfest é sempre muito aguardada e reúne milhares de pessoas.
O bairro também tem o famoso canudinho com recheio de creme do café e da padaria Galópolis. Confesso que já saí do centro de Caxias apenas para comprar o doce. Só quem provou sabe do que estou falando.