A persona em foco neste fim de semana é elevada com a presença de Josias Espindola Ribeiro, porto-alegrense, que encontrou em Caxias do Sul seu lugar no mundo. Há nove anos construiu carreira e fez de sua vida particular alicerçada em valores sólidos como resiliência, determinação e empatia, combustível para sua realização como barbeiro e empresário no comando da Espindola Barber Shop. Dono de uma história marcada por desafios e superações revela aqui o que moldou seu caráter positivamente.
— Na verdade, o gatilho impulsionador dos meus sonhos surgiu do desejo de ter uma vida melhor — conta o filho de Roberto Pedroso Ribeiro e Onila Espíndola de Matos ao refletir sobre a infância humilde e sua decisão de seguir a carreira de barbeiro.
Para a coluna, ele relatou que, aos 11 anos, saiu de casa em busca de um propósito, inicialmente sem saber exatamente o que era, mas com a certeza de que precisava conquistar algo.
— Dormi na rua, passei fome, frio, fiquei sem banho, foram dias muito difíceis que permanecem na minha memória — relembra, emocionado. Em meio àquela jornada solitária, encontrou apoio na família de um dos meninos com quem trabalhava como carregador de bancas de camelô.
— Eles me acolheram com carinho, me alcançaram o que vestir, comer e, o mais importante, me devolveram a dignidade — diz. Esse gesto de bondade o marcou profundamente e se tornou um dos impulsos para sua atual dedicação ao voluntariado — Sempre gostei de me envolver em projetos sociais, mas a maior motivação foi quando percebi a diferença que consigo fazer na vida das pessoas — afirma. Com o tempo, Josias, o barbeiro, percebeu que seu trabalho ia além do fator estético — A barbearia serve também como uma terapia para os clientes. Não é só cortar cabelo, é elevar a autoestima de alguém — complementa.
O apoio de sua companheira de vida, Carolini Rodrigues Camboim, é fundamental em sua jornada. Juntos há 11 anos, têm uma filha, Manuela, oito. Ela é exemplo de zelo e cuidado. Josias também é o pai amoroso de Medlyn, 19, e de Vinícius Gustavo, 14, frutos de sua primeira união.
— Sem sombra de dúvidas, Carolini, minha mulher, é o alicerce da família. É a grande responsável por tudo — credita Josias, reconhecendo que o equilíbrio entre trabalho e família é um caminho em permanente construção.
Josias, que enfrentou as adversidades do passado com coragem, hoje expande sua atuação social. Em maio deste ano, oficializou o Projeto Espindola, uma ONG criada para ajudar aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade como os atingidos pelas enchentes e que acolhe quase três centenas de famílias diretamente e contabiliza mais de duas mil cestas básicas entregues com a colaboração de empreendedores parceiros e amigos. Além disso, dá mostras de sua porção comunicador ao criar e apresentar um podcast disponível no YouTube e Spotify, no qual já entrevistou mais de 50 personalidades desde 2023.
— Meu maior objetivo é fazer crescer o Espindola Social e o Espindola Cast. O sucesso vai além do dinheiro ou dos bens materiais. Está em proporcionar oportunidades às pessoas ao meu redor, algo maior que eu não tive. Não importa quantas vezes alguém possa te decepcionar, continue acreditando que o ser humano ainda é a melhor aposta que há no mundo — finaliza.
De frente ao espelho:
- Gostaria de ter sabido antes... o quanto é bom viver na Serra gaúcha.
- Livro de cabeceira: Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker.
- Passaporte para... os Estados Unidos.
- Uma lição valiosa: como diz no versículo de Tiago, estar pronto para ouvir e tardio para falar.
- Um hobby que me traz alegria: pilotar a minha moto.
- Uma frase que me motiva: jamais desista dos seus sonhos.
- Meu lugar favorito é... minha casa na companhia de quem mais amo.