A beldade Clarisse Lorenzoni Almeida, embaixatriz da Festuva de 2002, se vale da beleza e de sua poderosa porção criativa que virou uma grife homônima de joias. Ela sempre acreditou que a vida é feita de ciclos e de escolhas que precisam ser desempenhadas com determinação. A filha de Nelson Filippini Almeida e Ione Maria Lorenzoni, geminiana do dia 30 de maio, cresceu em uma família numerosa e cheia de amor, conforme ela declara. Desde cedo, entendia que queria viver com propósito e espalhar beleza e alegria pelo mundo, uma vez que atributos para tanto não lhe faltavam. Depois de conquistar o diploma em Direito, Clarisse deu início a uma caminhada como advogada. A profissão era respeitada e a desafiava intelectualmente, mas algo dentro dela sempre pulsava em direção a uma conexão intensa com aquilo que mais a atraía: o belo, o que encanta.
— Sempre tive uma ligação muito intrínseca com a beleza. Eu fui modelo de joalheria por alguns anos, trabalhei como modelo fotográfica e até fui candidata ao título de soberana da Festa da Uva 2002. Tudo isso me colocou em contato com um mundo que, posteriormente, se tornou meu refúgio criativo — relembra.
Essa paixão levou Clarisse a fazer uma mudança nem tão inesperada, mas profundamente coerente com suas aspirações. Em 2020, depois mais de uma década advogando, ela decidiu mergulhar no universo do design de joias.
— Por apenas um ano, conciliei as duas profissões. Então, mergulhei com tudo no universo do design. A bagagem jurídica e a experiência como modelo me proporcionaram uma base sólida para investir nesse mundo incrível — explica com uma segurança que só os anos de prática e reflexão podem oferecer.
O processo criativo de Clarisse é minucioso e profundamente inspirado pela natureza, arte, moda e tendências.
— Sou detalhista, aprecio a elegância e a sofisticação. Esses elementos norteiam a criação de cada peça — diz com olhos que brilham ao discorrer sobre o ofício que tanto ama. Ao definir seu estilo, ela complementa — Com um toque de delicadeza minhas peças são cuidadosamente pensadas no conforto, versatilidade e naturalidade. Elas são pensadas para fazer brilhar ainda mais mulheres que desejam se sentir poderosas e valorizadas.
Trabalhar com pedras naturais e garantir a exclusividade das coleções são pilares do processo de Clarisse. Ela se dedica a confecção de pequenas quantidades, garantindo que cada peça seja única e carregue consigo uma parte de sua autêntica visão artística.
— Sempre desejei criar joias e mostrar ao mundo o meu DNA e estilo próprios. O setor joalheiro está em constante evolução e mantenho um olhar atento para a sustentabilidade e a responsabilidade ambiental. Há um cuidado constante, desde a escolha das pedras até o trabalho manual de materialização — comenta.
Quando está criando joias, Clarisse recarrega as energias e reconhece a importância do contato com a natureza e o contexto que ela oferece para compartilhar com positividade os momentos com a família e amigas.
— Passo dias na fazenda na companhia de quem mais amo. Sinto necessidade de estar em meio à natureza — conta.
Casada com o empresário Luiz Paulo Chignall, há 14 anos, e mãe de Laura, de sete, Clarisse vive uma vida equilibrada, na qual credita que sua vocação se funde com suas paixões e sua filosofia de vida.
— Mantenha o foco e siga determinada ao teu projeto de vida. Se eu pudesse voltar no tempo, esse seria o conselho que daria a mim mesma. A vida te dá muitas oportunidades, mas não procrastine para agarrá-las — revela a bela entrevistada, refletindo sobre sua trajetória.
Para Clarisse, viver é ter saúde e explorar o que o mundo tem a oferecer. A liberdade conquistada é um valor do qual não abre mão, e ela se vê em qualquer lugar onde esteja feliz. Hoje, continua a trilhar seu caminho com personalidade, força e uma fé inabalável em sua missão de espalhar beleza e positividade.
— Ver minhas ideias ganharem forma e encantar é uma das maiores realizações — conclui nossa conversa com alegria e com a certeza de que vive o melhor de cada momento.
Lapidação:
- Criadores que inspiram: Coco Chanel, Christian Dior, Yves Saint Laurent, Gisele Bündchen, Cindy Crawford, Heidi Klum e Charles Lewis Tiffany.
- Clarisse em três palavras: naturalidade, delicadeza e força.
- Viver é… ter saúde e explorar o que de melhor este mundo tem a oferecer.