Enquanto se prepara para os festejos dos 150 anos da imigração italiana, comemorados oficialmente em 2025, Celania Minozzo Dall’Agnol personifica a herança viva do povo que chegou ao Rio Grande do Sul em 1875 e honra sua história com legado e profissionalismo. A esposa do empresário Ademir Dall’Agnol, e mãe do Engenheiro Ambiental Diego Dall’Agnol, 36 anos, e Pedro Augusto Dall’Agnol, 24, acadêmico de Medicina, valoriza as tradições familiares e se destaca na liderança da San Pietro - Vida Italiana.
— As culturas da nossa região e da Itália se entrelaçam. As semelhanças ficam explícitas quando observamos a fisionomia do povo, a paisagem, a arquitetura e o dialeto ainda preservados nas colônias. Sem falar na gastronomia que recebe total influência, a Serra é privilegiada pelas massas e vinhos, reflexo do impacto deixado pelos antepassados. Mas, os descendentes ainda enfrentam desafios significativos na obtenção da dupla cidadania, como a validação de documentos e o tempo prolongado do processo devido à burocracia dos consulados. Além disso, as mudanças na legislação e as exigências específicas de elegibilidade podem complicar ainda mais o processo, requerendo paciência para superar essas barreiras — explica Celania, que atua com assistência especializada para a obtenção da cidadania e que já testemunhou mais de 4,5 mil processos.
A filha de Domingos José e Lucia Listone Minozzo ratifica esse vínculo com as origens que permeia sua rotina.
— Ainda sinto o cheiro do pão caseiro que minha mãe preparava, e com todo o amor, enfeitava as colombinas, uma para cada um de seus oito filhos. Como um presente legítimo e afetuoso — lembra.
Formada em Gestão Estratégica e Liderança, Celania encontrou no mundo dos negócios uma plataforma para aplicar sua curiosidade. Ao longo dos anos, ela consolidou a força interior que se tornou sua marca registrada e se converteu em uma filosofia de vida que orienta suas ações e decisões.
— Neste 2024, planejo investir mais tempo em relacionamentos significativos, orientar e ser a palavra apaziguadora quando necessário — revela ao compartilhar um dado surpreendente: 30 milhões de brasileiros são ítalo-descendentes, conforme a Embaixada Italiana no Brasil, todos aptos para conseguir a cidadania que dá livre acesso para circular dentro da União Europeia.
Além do ambiente profissional, Celania encontra equilíbrio em suas paixões particulares. A espiritualidade, os exercícios físicos, a leitura e os momentos em família são essenciais para nutrir sua alma e fortalecer sua base. Ela acredita na importância do agradecimento, enfrentando tanto os momentos bons quanto os obstáculos com uma atitude positiva.
— Conservamos o esforço e determinação em construir um futuro melhor para as gerações vindouras. Nosso objetivo é entender a motivação de cada um para buscar o reconhecimento da cidadania italiana. Existimos para transformar o sonho em realidade. Somos facilitadores nessa etapa almejada por tantos. Prezamos pela inclusão da diversidade, colaboração e comemoração — celebra.
Seus conselhos ecoam com sabedoria e compaixão, refletindo a jornada de autoconhecimento e crescimento pessoal que a levou ao sucesso. Para Celania, a vida é um extraordinário “viver”, na qual cada etapa é uma oportunidade para aprender e crescer. O amor expresso em sua família e no ofício que realiza é o sentimento que define seus sonhos realizados e os que ainda pretende concretizar.
Versão ítalo-brasileira
- Meu lugar no mundo… o aconchego da minha casa.
- Viver é… uma experiência extraordinária.
- O melhor lugar na Itália é… no litoral, a Costa Amalfitana.
- Gostaria de ter sabido antes… que ter paciência é difícil, mas imprescindível para resultados gratificantes.
- Uma palavra: amor.
- Livros de cabeceira: A lei do triunfo: 16 lições práticas para o sucesso, do escritor estadunidense Napoleon Hill e O ego é seu inimigo: Como dominar seu pior adversário, escrito por Ryan Holiday.