Há quase 111 anos, um grupo de 26 mulheres se uniu para realizar obras na comunidade e fundar o Hospital Pompéia. Desde então, o Pio Sodalício Damas de Caridade, como passaram a ser conhecidas, auxiliou no tratamento de muitas doenças com um remédio indispensável e sem contraindicações: a solidariedade. À medida que a demanda pelos serviços crescia, o Hospital também precisou se expandir. Em 1940, foi inaugurada a sede no centro de Caxias do Sul. Hoje, por trás de sua trajetória histórica, existe uma instituição moderna e dinâmica com o compromisso social em atender aqueles que necessitam de cuidados.
É neste contexto de tradição e inovação que se revela a assinatura de Lara Sales Vieira, carioca radicada caxiense há seis anos e gestora de destaque, que chegou para contribuir com o legado de excelência do, agora, Pompéia Ecossistema de Saúde, que conta também com uma escola de ensino técnico. Com uma carreira marcada pela dedicação e competência, Lara é formada em Nutrição pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e expandiu seus horizontes acadêmicos com uma graduação em Administração Hospitalar pela Universidade Cândido Mendes. Seu desejo em aprofundar conhecimentos e habilidades a levou a obter um MBA Executivo em Saúde, complementado por uma formação no Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.
— Tenho a convicção de que salvo vidas diariamente. Trabalhamos para uma instituição em prol da manutenção dela e para que continue ajudando a 1,5 milhão de pessoas que utilizam os serviços do Pompéia Ecossistema de Saúde. Saio de casa com a certeza de que meu fazer profissional tocará a vida de quem eu nunca olhei nos olhos, mas que é o amor, o pai, o filho de alguém. A gente trabalha com essa motivação em meio a uma rotina pesada que é a doença, um momento de fragilidade — conta.
Nascida em 13 de abril, Lara possui a determinação característica dos arianos. Ela iniciou a carreira na Rede D’Or, onde teve a oportunidade de coordenar o serviço de nutrição. Esse foi o começo de uma trajetória de 20 anos em empresas de grande porte no setor da saúde, incluindo uma significativa passagem pela Amil United Health Group. Em ambas, Lara desempenhou funções gerenciais, com um atenção no planejamento de startups de hospitais de alta complexidade, gestão e desenvolvimento de equipes, além de liderar projetos que visavam aumentar a eficiência operacional, com impactos notáveis em recursos financeiros e estruturais.
— Me defino como uma executiva focada em resultados. Muito resiliente e me preocupo genuinamente com as pessoas. O ambiente de trabalho é um lugar no qual tenho muito cuidado para manter boas interações. Eu gosto de me envolver, isso faz com que as pessoas engajem com o propósito da organização onde elas atuam. Costumo dizer que as pessoas não são uma foto, são um vídeo, tem nuances, é isso que forma o vínculo, o elo, e quando precisamos um do outro sempre temos a quem recorrer — relata.
Lara cumpre seu papel de liderança com aperfeiçoamento e humanização em uma gestão norteada por uma visão que combina eficiência administrativa com um profundo entendimento do ser humano. Essa abordagem reflete-se em seu dia a dia, tanto no ambiente de trabalho quanto em sua vida pessoal.
— Há dias em que o estresse quase vence a gente, mas busco me reenergizar pelos corredores do hospital, quando observo tudo acontecendo. Vejo aquele paciente que teve alta da UTI, o médico atuando na emergência, o idoso se recuperando. Volto com força total para tocar em frente sempre com fé e foco na missão — diz.
Filha de José Sales (in memoriam) e Yara Sales, Lara honra os valores familiares que a formaram. É casada com o paulista Marcos Vieira, e juntos constroem uma vida em que o apoio mútuo e a compreensão são pilares fundamentais.
Por sua personalidade, Lara é conhecida pela empatia e sensibilidade, qualidades essenciais em tempos de desafios globais. Dona de um magnetismo envolvente, ela que foi batizada com nome inspirado na protagonista do longa-metragem Doutor Jivago (1965), do diretor David Lean, possui a capacidade de se conectar com quem a cerca e de entender as complexidades emocionais e psicológicas que acompanham as questões de saúde e a tornam uma líder inspiradora e uma persona carismática. Lara não apenas se preocupa com os aspectos técnicos de sua profissão, mas também com o bem-estar emocional e mental de seu time.
Lara Sales Vieira é a tradução de como é possível deixar um impacto positivo no compromisso com o futuro, honrando as origens e enaltecendo a diversidade, aliada a uma abordagem compassiva que faz dela uma transformadora de vidas.
.
Raio-X
Um hábito que não abre mão? Cozinhar e preparar a mesa para receber bem os amigos e a família.
Meu lugar no mundo… é no conforto da minha casa.
Viver é… servir!
Passaporte para… a praia para ver o mar.
Gostaria de ter sabido antes que… a vida deve ser vivida em potência máxima.