Cultivar bons hábitos alinhados à qualidade de vida é a fórmula que o mestre e doutor em Medicina, Rafael Giovanardi explica ser a ideal para ter saúde. Desde 2001, ele opera com pioneirismo na região quando o tema se refere à cirurgia do aparelho digestivo e sua especialidade permite analisar em minúcias um problema que acomete expressiva parcela da população mundial. Segundo informações coletadas e divulgadas pela Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (Abeso), no Brasil, essa doença crônica aumentou 72% nos últimos treze anos, partindo de 11,8% em 2006 para 20,3% em 2019. Já em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos.
— Se considerarmos apenas estes dados em relação ao peso, podemos dizer que são muito preocupantes, porque diversas doenças crônicas estão ligadas a essa condição tal como as do coração, diabetes, hipertensão arterial sistêmica, do fígado, problemas renais, asma, articulações e inclusive diversos tipos de câncer, reduzindo a qualidade e a expectativa de vida. Portanto, a saúde do brasileiro precisa certamente de cuidados — reitera o cientista caxiense filho de Omar Giovanardi e Noemy Prataviera Giovanardi, que tem a Medicina como vocação e objeto de estudos.
Nome de referência na especialidade por conta de seu currículo acadêmico, Rafael é incansável na busca por conhecimento com mais de 1000 casos operados. Recentemente incursionou por Miami, nos Estados Unidos, onde compartilhou o púlpito e protagonizou palestra ao lado de outros profissionais da saúde, discorrendo sobre o que há de mais inédito nos métodos de tratamento de complicações hepáticas, durante um congresso promovido pela Associação Hepato-Pancreato-Biliar das Américas. Mas o sucesso se confirma com a troca de ideias e apoio incondicional da esposa, a psicóloga Alessandra Kuhn Martta - a quem nosso entrevistado homenageia pela passagem da data querida neste sábado - ela que também integra a equipe multidisciplinar da Clínica Giovanardi.
.
Raio-X:
- Gostaria de ter sabido antes... que a infância é um período da vida que passa muito rápido.
- Um hábito que não abre mão? Atividade física. Gosto muito dos esportes aquáticos, prático surf desde a adolescência, mas não na frequência que gostaria!
- Reflexão de cabeceira? O que a gente pensa a gente sente, o que a gente sente a gente vibra, e o que a gente vibra a gente atrai! Tudo acaba sendo energia.
- Um projeto para o futuro? Tentar fazer melhor o meu presente.
- Do que precisa para ser feliz? Ter consciência e aceitar as próprias limitações.
.
— Trabalhamos com um time muito experiente. Como cirurgião, fomos pioneiros na realização da cirurgia bariátrica e na abordagem videolaparoscópica no Nordeste do Rio Grande do Sul. Iniciamos os primeiros casos em 1998, e hoje, mais de 25 anos depois, posso afirmar que somos aptos a ajudar os pacientes na perda de peso. O acompanhamento é psicológico e nutricional, além do cirúrgico — explica Rafael, pai de Lorenzo Martta Giovanardi, 15 anos, e Bernardo Martta Giovanardi, 10, ao expor que a alimentação não é o único ponto a ser observado no tratamento contra a obesidade. Também é necessário focar nas questões emocionais.
Para ser reconhecido como um bom profissional, é preciso compreender o processo de ensino e aprendizagem como algo mutável, transformador e que exige além da busca por tecnologias, muita reflexão e crítica. A educação continuada permite a atualização de conhecimentos e aquisição de novas informações. E mais, para conscientizar os pacientes, os profissionais de saúde necessitam expressar modernização, integralidade e eficiência máxima nas suas funções, aumentando e melhorando a sua competência, tornando-os mais habilitados para o atendimento.
— Desafiador, mas extremamente gratificante quando podemos agregar resultados ou contribuir de alguma forma para que o indivíduo tome a decisão adequada — diz Rafael sobre como é compartilhar suas pesquisas com outros colegas sobre um tema que se dedica em tempo integral.
Munido de força, compreensão e persistência, Giovanardi concilia com dinâmica a vida pessoal e profissional e deixa um alerta sobre os riscos da automedicação: — Existem dados alarmantes frente à crescente utilização de medicamentos para emagrecimento, muitos produtos que vendem “milagres”, sem nenhum embasamento médico, combinação que gera grande preocupação por contrariar o uso racional dos medicamentos sem alertar para o perigo iminente ao organismo. Algumas dessas drogas agem diretamente no sistema nervoso central, o que pode levar a dependência química, que também pode causar irritabilidade, ansiedade e não levar ao resultado esperado em termos da perda de peso. O uso indiscriminado de medicamentos tornou-se uma das grandes dificuldades enfrentadas pela saúde no âmbito mundial — conclui o renomado médico caxiense que acaba de retornar dos Estados Unidos com bagagem extra de conceitos sobre o métier.
.
Confira o currículo do renomado médico Rafael Giovanardi:
- Medicina, Universidade de Caxias do Sul, 1993.
- Residência médica em Cirurgia Geral pela Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (1994-1996).
- Mestre e Doutor em Medicina: Ciências Médicas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998 e 2006).
- Especialista em Cirurgia Geral pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
- Especialista em Cirurgia do Aparelho Digestivo pelo Conselho Federal de Medicina e pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia do Aparelho Digestivo.
- Diploma Universitário em Cirurgia Hepatobiliar pelo Centro Hépato-Biliaire/Hospital Paul Brousse/Universidade de Paris SUD XI (1997).
- Obsership Transplante hepático pelo Clarian Transplant Instituem/Indiana University/USA (2004 -2005).
- Habilitação e qualificação em Cirurgia Oncológica do Aparelho Digestivo pelo Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e Associação Médica Brasileira.
- Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões.
- Membro Titular do Capítulo Brasileiro da International Hepato-Pancreato-Biliary Association e Membro Titular da International Hepato-pancreato-Biliary Association.
- Membro Associado da American Society of Transplantation.