Como observar o mundo ao redor com olhos mais atentos e generosos? Aprender a apreciar a aparência de uma obra de arte inusitada, incomum, talvez não traga grande melhoria ao nosso dia a dia, mas a lição se torna mais rica se considerarmos a sua aplicabilidade aos objetos, situações, humores e pessoas diante de nós em um estado de desatenção. Talvez não prestemos atenção porque achamos que já vimos com bastante clareza. A jovem empreendedora Mariana Lisbôa Thomé, 28 anos, nos convida a atentar para um hábito tão comum entre os brasileiros: tomar café!
— O Brasil é responsável por ⅓ da produção mundial de cafés. Sempre protagonizou pela quantidade, porém agora também vem se destacando pela qualidade. Meu pai é produtor no Estado do Espírito Santo. A família dele já trabalha a gerações com isso, está no sangue — conta a primogênita do cafeicultor Antônio Luiz Ferraz Thomé e Adriane Giacomet Lisboa e irmã de Geórgia e Giovana Lisboa Thomé.
Natural de Guaçuí, Espírito Santo, Mariana se apresenta como caxiense de coração. Na cidade, ela tirou do papel um projeto que reúne os entusiastas ao redor da bebida tão popular - e ao mesmo tempo sofisticada - e apresenta a Caffea, endereço dedicado ao fruto.
.
Gostaria de ter sabido antes… o mundo é de quem faz. Não tenha medo de experimentar.
.
— A ideia surgiu aos poucos. Meu pai sempre nos incentivou a experimentar cafés de altíssima qualidade. Então, quis trazer um pouco desse mundo para Caxias do Sul. O propósito é torrar alguns dos melhores cafés do Brasil para oferecer uma bela experiência sensorial — relata Mariana, graduada em Administração com ênfase em Marketing, pela PUC-RS, e com passagem na Universität Tübingen, na Alemanha, durante intercâmbio acadêmico — O café especial, na maioria das vezes, de fato é colhido a dedo, como diz o slogan da Caffea. São diversos processos do plantio à separação, até o café chegar em Caxias para a torra, onde cada segundo conta para desenvolver o melhor de cada grão. Depois disso, ainda temos a extração. Um erro em qualquer um dos processos pode alterar significativamente o resultado na xícara — explica a especialista no grão, que também é dona de sua própria torrefação, garantindo ainda mais qualidade para quem deseja apreciar a bebida.
.
Café combina com... encontro de amigos, um acordar tranquilo com o seu amor, combina com calma e potência ao mesmo tempo. Na Suécia, eles tem uma palavra específica para o ritual de parar o que está fazendo para encontrar alguém, socializar, tomar um café e aproveitar o momento: “Fika”.
Café + Carnaval = o melhor cura ressaca: Cold Brew Tônica, que ajuda a ter energia no dia seguinte!
.
Para Mariana, além de aprender mais e mais sobre o café, outra atividade tem espaço dedicado na rotina, o kitesurf, esporte que pratica sempre que possível. Aliás, viajar é também um de seus prazeres, ela nos conta que foi um momento inesquecível quando levou um grupo de amigos caxienses para a Serra do Caparaó, onde percorreram os cafezais.
— Vivo com alegria o momento, estou mais segura de mim, seguindo as minhas ideias e escolhas, realmente protagonizando a minha própria biografia. Me preocupo em plantar agora para o meu futuro. Tanto na vida pessoal, quanto profissional e nos meus momentos de lazer. Meu conselho é contabilizar experiência com quem já fez, solucionar o problema de alguém com o seu produto ou serviço e mergulhar de cabeça — conta Mariana.
Escolher um bom café não é tarefa simples, mas nossa entrevistada esclarece alguns detalhes que podem facilitar essa etapa: — Fuja de cafés com a cor muito escura, super torrados. Em termos de qualidade, opto sempre pelos “cafés especiais” com uma torra média, aqueles que passam por um criterioso processo de seleção. O importante é escolher um bom café e aventurar-se pelos métodos de preparo.
.
Adoçar ou não o café? Nunca! Além de fazer mal para a saúde, o açúcar esconde todo o sabor do café. Se precisa de açúcar, é porque o café não é bom.
Livros/filmes indispensáveis para acompanhar um bom café: Thinking, Fast and Slow, escrito pelo psicólogo Daniel Kahneman. Forrest Gump, dirigido pelo cineasta Robert Zemeckis.