A virada de chave!
O cirurgião-dentista caxiense Douglas Mattiollo, filho de Valdir e Ironita Mattiollo, é como todo bom leonino, um profissional arrojado e visionário. Aos 29 anos, ele contabiliza o sucesso de sua formação, atuando em Caxias do Sul, Porto Alegre e São Paulo. Conhecido, Douglas possui mais de 78 mil seguidores no Instagram e conta, nesta entrevista, que o respeito deve imperar sempre quando se desenvolve um trabalho em equipe, e garante que o reconhecimento é resultado de uma trajetória pautada em valores essenciais.
Qual sua melhor lembrança de infância? As reuniões de família na fazenda no interior do Estado.
Qual a passagem mais importante da tua biografia e que título teria se fosse publicada? Minha primeira temporada de estudos em São Paulo. O título seria: A virada de chave.
O que te fez escolher a odontologia como profissão? Sempre transitei pela área da saúde. A odontologia é um ofício que me proporciona evidenciar o melhor das pessoas e elevar sua autoestima. Muitas vezes em gestos pequenos como o simples prazer de sorrir, ou a dignidade de conseguir se alimentar.
Quais os seus procedimentos preferidos? Embelezar sorrisos e realizar harmonização facial.
Se tivesse vindo ao mundo com uma legenda ou bula, o que teria nela? Humildade, valores e princípios são essências que jamais devemos perder. Evitar pensamentos negativos e a falsa ideia proposta pelos caminhos curtos e fáceis.
Quem foi, ou é, sua grande influência? Tive diversas inspirações pelo caminho odontológico, não tenho uma pessoa como exemplo máximo. Tenho qualidades de diversos colegas que busco como referências para me motivar.
Que conselho deixaria para quem deseja seguir a sua profissão? Amor e ética devem vir antes do retorno financeiro. Boas pessoas tem boas oportunidades, seja uma!
Como alguém engajado com a comunidade, que lições pode compartilhar sobre trabalho em equipe? A diversidade é algo precioso e comum entre uma equipe. O respeito é algo que deve imperar sempre, além do reconhecimento de habilidades e a união de forças para alcançar um objetivo, sem ego ou vaidades, formam uma equipe forte.
O que mais te deixa feliz na profissão? As tantas pessoas incríveis e o bom relacionamento com cada uma que passa pelo meu consultório e fora dele. Sou extremamente grato por tudo o que a profissão me presenteia.
Como concilia uma agenda entre as três cidades que atua e a vida pessoal? Estou sempre em constante mudança e em busca de evolução e aperfeiçoamento. Montei uma equipe ótima em Caxias do Sul, atendo uma vez por semana na cidade, avalio todos os casos e planejo os próximos passos. No restante da semana, trabalho na capital gaúcha e uma semana do mês reservo para o consultório em São Paulo. Para a vida pessoal, sobram os fins de semana, porém como estou em uma fase mais produtiva e de crescimento da carreira, preciso me dedicar muito além do normal para colher bons frutos das decisões do presente. Me divirto com o fazer profissional então acaba sendo muito leve, um pouco exaustivo, porém gratificante.
O que gostaria que todos soubessem? Me orgulho muito de ser caxiense. Nossa cultura é de muita garra e trabalho, essa base me abriu muitas portas tanto no âmbito pessoal quanto no profissional.
Se pudesse voltar à vida na pele de outra pessoa, quem seria? Nunca havia pensado nisso, e não consigo imaginar alguém que gostaria de estar na pele. Gosto muito da vida que levo. Gostaria de voltar como eu mesmo.
Defina seu trabalho em uma palavra: evolução.
Filme para assistir inúmeras vezes: O Poderoso Chefão, do diretor Francis Ford Coppola.
O que gosta de fazer no tempo livre? Me encontrar com amigos e viajar.
Um hábito que não abre mão? Minhas orações e pensamentos de toda manhã.
Qual o sorriso mais bonito? Com certeza, o dos meus pais.
Uma qualidade: dedicação.
Um defeito: impaciência.
Não vivo sem: família.
Uma palavra-chave: lealdade.
Uma viagem inesquecível: tour pela Europa.
Traço marcante de sua personalidade? Intensidade.
Gostaria de ter sabido antes... como tempo é valioso.
Uma mensagem aos leitores: progresso é a atividade de hoje e a garantia de amanhã. As grandes dificuldades que passamos em certos momentos da vida se transformarão em passos ousados e o resultado só chegará por meio dele. A direção é mais importante que a velocidade.