Hoje vamos contar a história da inquieta Adriana Fonseca, que é dona de uma personalidade determinada em ajudar aqueles que mais precisam. Hoje profissional da beleza, ela despertou seu senso de empatia ainda muito cedo. Aos 12 anos, já sonhava em cuidar de crianças e ter seu próprio orfanato. E este sonho foi de alguma forma realizado, pois aos 13, conquistou um cargo como estagiária no Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca, onde teve contato com crianças órfãs, e dali para frente nunca mais parou.
Na adolescência, em Porto Alegre, a filha de José Manoel dos Santos Ferreira Pinto da Fonseca e Sirlei Oliveira, recebeu um convite de sua, agora, amiga e comadre Michele Fagundes para trabalhar em um salão de beleza e credita a ela seu conhecimento fundamental no setor. Com especializações e imersões pela Alemanha, Rio de Janeiro e São Paulo, Adriana observa com orgulho seu crescimento profissional, que se iniciou oficialmente ao chegar em Caxias do Sul, no ano de 2001. Na época, Adriana integrou o staff de Sergginho Branchi. Aventurou-se em jornada solo nesta competitiva área, atualmente, faz parte do time de profissionais do estúdio de beleza do também festejado Nelson Camassola e enriquece ainda mais sua carreira como cabeleireira.
— Viajei muito para aprender e poder exercer meu ofício com excelência. Sou muito curiosa e amo desvendar tudo o que me fascina. A arte de deixar as pessoas mais bonitas é algo que me alegra muito — registra a persistente mulher.
Para a amorosa mãe de Gabriela Fonseca Gonçalves, João Vitor Fonseca Gonçalves, Maria Antônia Fonseca Cardoso e esposa de Carlos Roberto Cardoso, toda essa dedicação e amor não é diferente quando o assunto é benemerência e voluntariado. Adriana sempre esteve em sintonia em estender a mão àqueles que mais necessitam. Lá em 2001, já realizava pequenas ações entre os que conviviam com ela.
— O bem maior que possuo é o amor. Sou grata por tudo o que posso fazer pelo outro — revela Adriana, com emoção.
Capitã de um projeto que leva esperança pelas ruas da cidade, intitulado Amor ao Próximo, Adriana e sua equipe entregam marmitas, semanalmente, às segundas-feiras, a pessoas em situação de vulnerabilidade social em todo o Centro, Pio X, Lourdes e no Estádio Centenário, e ratifica a importância do engajamento da sociedade em causas sociais dando exemplo de serviço comunitário ao não deixar que nenhum dos carentes que cruze seu caminho permaneça sem alimento. Sua fama de boa cozinheira a precede. As pessoas que estão ao lado dela neste ato de amor, foram conquistadas pelo tempero afetivo de sua culinária, pois nossa entrevistada prepara pessoalmente o alimento que será ofertado aos moradores de rua.
— Fui muito bem recebida pela igreja em que frequento, a Be One Church, e todos me apoiam incondicionalmente — reforça Adriana, que descreve que agora tem respaldo de uma instituição para receber o estímulo de seguir em frente.
É com o sonho de um mundo mais justo e esperança de dias melhores que ela segue determinada em cumprir seu objetivo de ajudar a todos ao seu redor.
— Todos nós passamos por momentos difíceis, mas quando percebemos que juntos podemos superá-los, não há obstáculos que não possam ser vencidos — finaliza Adriana.
Palavras que definem Adriana:
- Compaixão;
- Doação;
- Lealdade;
- Sensibilidade.