O diretório petista em Caxias do Sul remarcou para esta segunda-feira (14), às 19h, reunião que definirá a posição do partido em relação à disputa de segundo turno para a prefeitura, entre Maurício Scalco (PL) e Adiló Didomenico (PSDB).
O PT deve abrir apoio à reeleição de Adiló.
A reunião estava previamente marcada para quarta-feira passada, dia 9, mas foi adiada por orientação da executiva estadual petista em função do anúncio do governador Eduardo Leite (PSDB) de apoio ao candidato do MDB à prefeitura de Porto Alegre, Sebastião Melo, em detrimento da candidata petista, Maria do Rosário (PT).
A questão também está associada ao posicionamento do governador na eleição em Pelotas, onde já foi prefeito, e onde o candidato do PT, Fernando Marroni, concorre contra o candidato do PL, Marciano Perondi.
Lideranças petistas esperam do principal líder tucano no Estado manifestação de apoio a Marroni, como fizeram lideranças estaduais do PT, em apoio a Leite, na eleição ao governo do Estado contra Onyx Lorenzoni (PL) em 2022.
Ainda assim, a decisão petista em Caxias deve guiar-se por orientação da executiva nacional do partido que, em nota contundente, determinou engajamento “com o mesmo empenho, nas campanhas de candidatos de outros partidos nas cidades onde haverá segundo turno contra candidatos da extrema-direita, sem vacilações”.
O PT caxiense tem claras as consequências políticas da decisão a tomar.