O jornalista Henrique Ternus colabora com o colunista Ciro Fabres, titular deste espaço.
Depois de oito anos, o Carnaval das escolas de samba de Caxias voltou a tomar conta das ruas da cidade, assim como os bloquinhos. As festas são um ótimo instrumento de valorização e manifestação da cultura popular, que, além do importante aspecto social de representatividade, ainda têm o potencial de movimentar a economia da cidade, com a venda de decorações, enfeites, comidas e bebidas. Também funcionam como um forte atrativo turístico.
Na abertura do evento, na sexta-feira (9), o prefeito Adiló Didomenico (PSDB) reforçou a importância do Carnaval de rua e afirmou que já irá trabalhar para garantir o evento em 2025.
– O Carnaval de Caxias voltou para ficar. A festa é de todos, assim como a cidade também é. Já vamos trabalhar para que em 2025 tenhamos um lindo Carnaval, que movimenta a cidade, valoriza e fortalece a economia e dá oportunidade para que todas as classes possam participar desta festa alegre, contagiante e que é a festa mais democrática do país – disse.
Também prestigiaram a retomada dos desfiles a deputada federal Denise Pessôa (PT) e o vereador Felipe Gremelmaier (MDB), que, assim como Adiló, são nomes colocados para a disputa da prefeitura.
A celebração é feita com um “coinvestimento” entre o município e o governo do Estado, que aportou recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), e tem o apoio da União das Associações de Bairros (UAB), da Associação Amigos da Maesa (AMaesa) e do Instituto Samba.
Ex-prefeito “folião”
Quem chamou a atenção foi o ex-prefeito Mansueto Serafini Filho, que sempre foi entusiasta do Carnaval e acompanhou todo o desfile na sexta, ao lado de Adiló e da primeira-dama Jussara Canali. Tirou fotos com abadá da escola XV de Novembro e também desfilou com a rainha do Carnaval, Vanessa Siqueira. No domingo, compareceu ao Bloco da Velha.
– Ele elogiou a retomada. E espera que o Carnaval das escolas retome o patamar que chegou a ter até ser infelizmente interrompido – conta o filho Márcio Serafini, avisando que o Carnaval de Mansueto encerra assistindo aos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro, na Globo (que começaram na noite de domingo e seguem a partir das 21h55min desta segunda-feira, dia 12).
Direita na UPA e no bloco
Na sexta, o trio de vereadores da direita – pré-candidato a prefeito Maurício Scalco (PL), Adriano Bressan (ainda no PRD) e Alexandre Bortoluz (PP) – foram à UPA Central, por volta da meia-noite, para acompanhar a fila de espera para atendimento, que, segundo eles, passava das cinco horas em alguns casos.
Os parlamentares relataram a situação em um vídeo publicado nas redes sociais, com a legenda: “enquanto uns estão fiscalizando, outros estão literalmente sambando”.
Já no sábado à tarde, os três prestigiaram o Bloco da Ovelha Negra, no bairro Santa Catarina. Eles retornaram para fiscalizar a UPA Central à noite, e prometeram elaborar um relatório, que será entregue ao prefeito e ao Conselho Municipal da Saúde, sobre os eventos que observaram durante as visita.