Agora é a vez de a Assembleia Legislativa realizar audiência pública sobre o futuro da Maesa. Será na próxima segunda-feira (22/5), às 10h, na Assembleia, em formato híbrido. "Você concorda que a Maesa seja repassada para a gestão privada ou você acha que a Maesa tem que ter uma gestão pública e tenha prioridade em seus espaços para a cultura e para espaços públicos?", pergunta o deputado estadual Pepe Vargas (PT) em material de divulgação da audiência, em rede social. Em Caxias do Sul, já foram realizadas quatro audiências públicas.
Em 2014, o prédio da antiga Maesa foi doado pelo Estado ao município por iniciativa por iniciativa do governador Tarso Genro. Projeto de doação na Assembleia foi aprovado em 18 de novembro daquele ano e sancionado em 8 de dezembro. Antes, em julho, Tarso veio a Caxias para assinar o projeto (na foto).
Segundo os organizadores da audiência pública, estão confirmadas as presenças de Tarso e do ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), que, como prefeito, encaminhou o pleito da comunidade ao então governador. A audiência será transmitida pela TV Assembleia.