Chega, enfim, nesta quinta-feira, o dia da assinatura do contrato do pedágio entre Estado e concessionária do Bloco 3, o Consórcio Integrasul, com a incorporação do trecho de 13 quilômetros da BR-470 ao contrato, como era o planejamento inicial. É uma data – 22 de dezembro de 2022 – que funcionará como marco cronológico para a concessão das rodovias do Bloco 3. O contrato vale até 22 de dezembro de 2052.
O efeito prático da assinatura de contrato nesta data, já no final de dezembro, é que, até o final de janeiro, uma vez instalada a concessionária na região, começa a cobrança das novas tarifas nas praças de Portão e Flores da Cunha, respectivamente, R$ 9,83 e R$ 6,85. Porém, há um detalhe: o valor a ser cobrado deve incorporar a inflação pelo IPCA entre a data da homologação do contrato, em 17 de maio, e o dia de início efetivo da cobrança, no final de janeiro. A tarifa em Portão vai bater na casa dos R$ 10, pois faltariam 17 centavos para inteirar os dois dígitos. Esses 17 centavos corresponderiam a um acréscimo de 1,7%, porém o IPCA para esse período de oito meses fatalmente será superior.
Pelo menos, não haverá cobrança nos dois sentidos. Por enquanto. Atualmente, a tarifa é R$ 6,50 nas duas praças.
Anel rodoviário será duplicado
A incorporação ao contrato do trecho de 13 quilômetros da BR-470 permite um anel regional de rodovias duplicadas: a RS-122; entre Farroupilha e São Vendelino, a RS-446, entre São Vendelino e Carlos Barbosa, e daí, pela BR-470, até o chamado trevo da Telasul; e a RS-453, entre a BR-470 e Farroupilha.
Vale lembrar. Ao mesmo tempo que haverá aumento de tarifa, o programa de concessões de rodovias para o Bloco 3 prevê um investimento de R$ 3,4 bilhões, incluindo duplicações.