O prefeito de São Sebastião do Caí, Júlio César Campani, que é do PSDB, o partido do governador que renunciou, Eduardo Leite, e do atual governador, Ranolfo Vieira Júnior, detalha que são duas rotas alternativas que está providenciando à futura praça no Km 4 da RS-122, a quatro quilômetros da atual praça, localizada em Portão. Uma delas, é um trecho de 5 quilômetros na Estrada Passo da Taquara, que liga a RS-122 à RS-240, evitando também o futuro pedágio em Capela de Santana.
Campani diz que são pouco mais de dois quilômetros no município de São Sebastião, trecho que será entregue asfaltado, com inauguração já dia 28 de maio. A parte restante, que fica em Capela de Santana, é estrada de chão, que o prefeito diz estar em “excelentes condições”, e o município já informou que não tem verba para executar a pavimentação no momento.
A segunda rota alternativa a que se refere o prefeito Campani é a Estada da Tafona, um trecho de dois quilômetros paralelo à RS-122, sentido Portão-Caxias, começando no Km 3. Ele diz que um quilômetro já se encontra pavimentado com paralelepípedo regular e que irá pavimentar a parte restante.
– A essas alturas, não acredito mais em ninguém do governo. É um pessoal que não tem diálogo – dispara Campani.
Mesmo assim o prefeito tem agenda remarcada com o governador Ranolfo no dia, quando garante que levará seu posicionamento ao chefe do Executivo gaúcho. A agenda original, no dia 16, data em que foi homologado o resultado do leilão do Bloco 3, foi desmarcada pelo governo.