A Esperienze Turismo, comandada pelas sócias Bianca Dotti Sartori e Isis Guizzo Rosa, de Caxias do Sul, criou uma experiência inspirada nas degustações às cegas de vinhos para os amantes dessa bebida conhecerem mais a Serra. Já imaginou embarcar em uma excursão em que você só descobre para onde vai durante o passeio? É isso que as empreendedoras estão fazendo desde o ano passado.
— A graça é não saber para onde se vai. Não tem vendas nos olhos. Basta apenas a coragem de confiar e de se divertir com a gente — explica uma das idealizadoras, Isis Guizzo.
No último sábado, foi realizada a segunda edição do passeio intitulado Vinhedos às Cegas. Na primeira vez, realizada ainda em maio do ano passado, o grupo foi recepcionado no final de tarde no mirante da Vinícola Monte Sant’Ana, em São Marcos. A ideia foi justamente fugir dos roteiros mais tradicionais no Vale dos Vinhedos, por exemplo.
Antes mesmo de chegarem a vinícola, os participantes foram recepcionados no monte que dá nome ao empreendimento com espumantes e uma mesa de pães artesanais e patês para acompanhar o pôr-do-sol com vista para o Rio das Antas. Só depois que eles foram descobrir a vinícola em que estavam. A análise sensorial dos vinhos foi conduzida pela sommellière Dina Pelizzari e pelo proprietário e enólogo da vinícola, Vagner de Vargas Marchi.
E, no último sábado, a 2ª edição do Vinhedos às Cegas mesclou uma atração mais tradicional, remetendo ao passado, com uma experiência mais contemporânea. O grupo foi levado às cegas para a Maria Fumaça. No trajeto entre as cidades de Carlos Barbosa, Garibaldi e Bento Gonçalves, os participantes conferiram o L’Essenza del Vino, uma experiência inédita no Brasil, onde o passeio de trem se transforma em palco de uma degustação de vinhos e espumantes nacionais com rótulos selecionados de acordo com a época do ano.
Após o retorno ao passado, o grupo foi direcionado para a cidade de Monte Belo do Sul e recepcionado na Francesco Trattoria, para um jantar com uma sequência de pratos da gastronomia italiana contemporânea, harmonizados com vinhos de vinícolas de Monte Belo do Sul.
E uma curiosidade, segundo as sócias da Esperienze Turismo, a maioria do grupo que participou da última edição era composta pelos mesmos integrantes que estavam do primeiro passeio em 2022.
— A proposta da Esperienze é a conexão entre lugares e pessoas, por meio de novos olhares, com o resgate das histórias dos nossos antepassados e das memórias afetivas que vão sendo construídas a cada roteiro — destaca Isis.
A próxima edição ainda não tem data e local confirmados mas, mesmo se tivesse, não poderíamos contar...