Além de educação ambiental, o Vale dos Falcões passou a promover a prática do arco e flecha em São Francisco de Paula. A atividade é oferecida aos sábados e domingos, antecedendo a apresentação de falcoaria.
E o que será que é mais rápido? O voo de um falcão peregrino, considerado a ave mais veloz do mundo, ou a flecha de um arqueiro olímpico? Desde o último Carnaval, quando o espaço completou um ano de existência, o biólogo e ex-atleta à frente do empreendimento, Gustavo Trainini, tem mostrado na prática a resposta que conhece desde os nove anos de idade, quando descobriu sua paixão pelas aves de rapina.
— O falcão pode voar mais rápido que uma flecha. Ele é veloz e poderoso, e captura suas presas em pleno ar — revela.
A flecha voa em torno de 220 a 250 quilômetros por hora. Um falcão peregrino, por outro lado, pode atingir até 350 quilômetros. Justamente por amar essas duas modalidades é que ele decidiu unir as duas paixões em um único local: o complexo de reabilitação, criação e treinamento de aves de rapina e auxiliando turistas na prática do arco e flecha.
O Vale fica na Estrada da Carapina. Falcões e águias são treinados no espaço com supervisão de órgãos ambientais, para ajudar o ser humano em tarefas que só as aves poderiam realizar.