O suco de uva, que na pandemia tinha perdido mercado, é o destaque de vendas deste início de ano no setor. Com mais de 19 milhões de litros comercializados somente em fevereiro, houve um incremento de 60% no consumo em relação ao mesmo período de 2021. Os primeiros balanços do ano, com dados consolidados de janeiro e fevereiro, mostram que vinhos finos e espumantes também começaram o ano em alta.
Em janeiro, o destaque maior foi para os espumantes com a venda de 1,1 milhão de litros, 89,16% a mais do que o primeiro mês do ano anterior, mas em fevereiro houve um crescimento bem mais tímido, de 6,81%. Por isso, o grande destaque do ano tem sido o suco de uva. Além dos 60% de incremento do mês de fevereiro, a bebida já tinha crescido 47% em comercialização no mês anterior. Somados, os dois primeiros meses deste ano registraram uma procura que mais do que dobrou em relação ao mesmo período do ano passado.
Uma das explicações para o aumento de consumo nesta época, marcada também pelo retorno presencial das aulas, é que o suco de uva costuma ser um item comum nas merendas de escolas.
Em relação aos vinhos finos, depois de um crescimento de 64,35% na comparação com janeiro do ano passado, o produto atingiu um volume de 1,2 milhões de litros comercializados em fevereiro, batendo o mesmo período do ano passado em 34,39%.
Somando todas as vendas em janeiro e fevereiro, foram comercializados 40 milhões de litros, entre vinhos finos, espumantes e suco de uva, o que representa um aumento de 53% em relação ao mesmo intervalo do ano passado.
A expectativa da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) é de que o comportamento do consumidor se mantenha em alta, especialmente em relação aos vinhos tintos por conta da aproximação do inverno. A qualidade da safra deste ano também deve contribuir:
— A safra 2022 se encerrou com êxito frente à qualidade das uvas, mesmo diante da forte estiagem registrada nos últimos meses. Se 2020 foi a safra das safras, tenho ouvido agora o pessoal dizer que essa é a safra das safras das safras — comenta o presidente da entidade, Deunir Luis Argenta.