A apresentação do novo formato da reunião-almoço da CIC Caxias já chama a atenção na entrada do principal salão de evento da entidade. No café da manhã para destacar as novidades, nesta quarta-feira (6), os convidados já se deparavam na recepção com um holograma divulgando a Surdolimpíadas 2022, que será em maio na cidade. Na sequência, o presidente da entidade, Celestino Loro, circulava com um microfone sem fio, remetendo aos convidados das arenas de inovação. O palco, com uma nova estrutura audiovisual, também chamava a atenção logo de cara, ainda mais estampando o novo nome do evento: RA CIC.
A ideia da abreviatura de reunião-almoço foi também para desmistificar um pouco do significado que a palavra ganhou nos tempos atuais:
— As pessoas logo pensam: mais uma reunião entre tantas no dia. RA é mais moderno, mais fácil — explica Ângela Francescato Ramalho, coordenadora da diretoria de Comunicação e Marketing da CIC Caxias.
As mudanças, segundo o presidente da entidade, são para também alavancar mais público para o evento. A programação, criada na década de 1970, passou por muitas transformações, e a mais recente começou a ser planejada em janeiro.
— Começamos a nos desafiar para criar algo atraente, inovador e trazer público, mas de uma forma que não se distanciasse do que é o nosso evento — frisou o presidente.
Segundo Loro, são quase 50 anos que a RA discute grandes temas da cidade, não só do meio empresarial, e isso deve ser preservado.
Principais mudanças
Além do nome, uma das principais inovações da RA CIC será na apresentação do conteúdo. A referência é o modelo conhecido como TED, com intervenções mais curtas e focadas. Para isso, o evento começará mais cedo, a partir das 11h45min, e o almoço será serviço ao término da explanação. Para isso, o protocolo também será menos extenso. Com a nova estrutura audiovisual, os patrocinadores ganham mais espaço nos telões sem precisarem serem citados, por exemplo. Outra forma de divulgação dos negócios será por meio dos hologramas na entrada. A diretoria de inovação da entidade também destaca que o conteúdo dos encontros deverá ter maior diversidade e originalidade. Também foi destacado que a reformulação toma por base metodologias ágeis que preveem reformulações ao longo do ano.
Entre as novidades que ainda estão sendo formatas estão mudanças nas ações de recepção, melhoria de acessibilidade física e online e novos produtos para canais digitais. Em um primeiro momento, a diretoria de inovação destaca que o canal para acessar a RA CIC online continuará aberto. A entidade destacou planos de entrar, inclusive, no metaverso, universo virtual em que as pessoas e marcas criam avatares.
Os primeiros convidados
Na apresentação do novo modelo, a convidada foi Poliana Reis Abreu, diretora de Conteúdo, Marketing e Parcerias na HSM/ Singularity Brazil. Ela destacou a importância das empresas terem a estratégia de conteúdo no centro do negócio. Ressaltou a importância de focar em educação e tecnologia nas organizações.
— Estamos a todo tempo ensinando, independente do segmento — afirmou a especialista em educação corporativa.
Poliana também chamou a atenção para a importância da curadoria em tempos de avalanche de informações e de buscar conexões não óbvias, fora dos ramos tradicionais de atuação.
O convidado da RA CIC da próxima na segunda-feira será o ex-juiz Sérgio Moro.