A 30ª Mercopar, Feira de Inovação Industrial que ocorre de terça (5) a quinta-feira (7) nos Pavilhões da Festa da Uva em Caxias do Sul, costuma atrair muitas atenções ao demonstrar, na prática, tecnologias do setor fabril. Tradicionalmente, robôs chamam a atenção dos visitantes, mas não é só na fabricação de produtos. A interação com o público costuma ser um chamariz da feira. Uma das novidades deste ano são os robôs colocados para servir suco e sorvetes aos visitantes.
As atrações serão da SPI Integração de Sistemas, empresa de soluções robóticas, que apresentará diversas tecnologias, como um robô móvel autônomo que irá auxiliar os visitantes a se localizarem pelos corredores ou clicarem uma foto da sua participação na feira.
Além das demonstrações mais lúdicas, o destaque é a reprodução de uma célula demonstradora de tecnologias da indústria 4.0 que fabricará válvulas.
— De forma inovadora, temos uma célula de produção totalmente robotizada que vai integrar 13 fornecedores num processo de fabricação real — destaca o diretor-superintendente do Sebrae RS, André Vanoni de Godoy.
A Metal Work, empresa multinacional sediada em São Leopoldo, lidera este desafio de automatizar o processo de montagem de uma válvula pneumática, peça utilizada em diversas máquinas, principalmente aquelas que exigem movimento.
O espaço apresentará a montagem das peças a partir da implantação de tecnologias habilitadoras como internet das coisas, integração de sistemas e inteligência artificial. A projeção é de fabricar mil peças até o final da feira. As soluções tecnológicas serão fornecidas por 13 empresas e o Senai Mecatrônica de Caxias é o responsável por integrar todas elas. A Metal Work pretende inserir tais tecnologias em sua fábrica após a Mercopar.
O diretor-superintendente do Sebrae também ressalta que a feira, além de apresentar várias aplicações de inovações na indústria, também busca demonstrar que estas tecnologias podem estar disponíveis para pequenas empresas. E o número de interessados aumentou neste ano. Godoy chama a atenção também para o crescimento de expositores, o dobro da edição passada, que já havia sido a primeira feira industrial de grande porte a ser retomada presencialmente após o início da pandemia. Neste ano, são mais de 300 empresas participantes.
Empresas fornecedoras da célula:
- Hero Bold Smart Automation
- TOTVS
- G&A Cemin
- SPI Integração
- Floki Sys
- Spheric Automação Inteligente
- EVCOM
- SKA
- Elipse Software
- PPI-Multitask
- Novus
- BCM Automação
- Latos