O Pix, pagamento instantâneo criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia, vem sendo adotado não só em transações comerciais. A urna para recebimento de doações da igreja de São Pelegrino, em Caxias do Sul, tem agora um cartaz indicando que os fiéis podem fazer suas ofertas utilizando a chave Pix da paróquia. Há, até mesmo, um QR Code para efetuar o pagamento do dízimo, contribuição para a manutenção das atividades da igreja.
De acordo com o padre Leonardo Inácio Pereira, responsável pela paróquia de São Pelegrino, a ideia de adotar o Pix veio de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela equipe administrativa para buscar a saúde financeira da paróquia, tendo presente a situação difícil que a pandemia acarreta para todas as famílias e instituições.
— Como tantas outras paróquias já vêm fazendo, resolvemos adotar também a modalidade Pix, porque muitas pessoas preferem este meio por ser mais rápido e mais seguro — destaca o padre.
O pároco ressalta, no entanto, que a igreja continua com o carnê mensal, semestral e anual, porque muitos ainda preferem outras formas de pagamento, inclusive a presencial.