Projetos de inovação e tecnologia que vêm destacando Caxias do Sul no cenário nacional também estão chamando a atenção do governo federal. Uma visita presidencial para conferir o trabalho que é desenvolvido pelo UCSGraphene, planta de produção do material de alta resistência da Universidade de Caxias do Sul (UCS), está próxima de ocorrer.
Há semanas, interlocutores de Caxias do Sul e do governo federal trabalham para organizar uma agenda para o presidente Jair Bolsonaro vir a Caxias, acompanhado do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes. A expectativa é que essa visita possa ocorrer até o final do mês de junho.
O que atraiu o interesse presidencial foi a aproximação do UCSGraphene com o governo federal desde que o centro de pesquisa da Serra foi um dos quatro do país credenciados pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), vinculada ao ministério. Ao comunicar a pasta que uma empresa, composta por investidores caxienses em parceria com a planta de grafeno, vai ser oficialmente lançada já disponibilizando um bom número de novos produtos no mercado, a equipe da comunicação de Pontes informou que, além do próprio ministro, havia interesse de levar Bolsonaro para conhecer a iniciativa de perto.
— Aí ficamos de mandar uma proposta de roteiro. E fomos audaciosos, com uma programação de dia inteiro, mas esperamos ter pelo menos uma manhã para mostrar o que estamos fazendo aqui para o presidente — conta o diretor da Zextec Consultoria Empresarial, Hugo Sousa, empresa que atua em parceria com o UCSGraphene para o lançamento da empresa Zenano.
A nova marca vai colocar no mercado, por exemplo, vergalhões de grafeno que podem substituir outros materiais, como o aço e o ferro.
— Com o alto preços dos insumos na construção civil, pretendemos colocar no mercado, nos próximos meses, esse vergalhão três vezes mais resistente que o ferro, que não tem corrosão, e que pode ser até mais econômico — aponta Sousa.
A expectativa é de que a data da visita de Bolsonaro a Caxias seja confirmada nos próximos dias.