A notícia de que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) cancelou a construção de uma ponte provisória sobre o Rio Caí, confirmada na última sexta-feira (19), provocou uma reação conjunta entre os prefeitos de Caxias do Sul e Nova Petrópolis. Além de um encontro de Adiló Didomenico e Jorge Wolf no último sábado na Ponte da Cemapa, no limite entre os municípios, ambos fizeram articulações políticas em busca de respostas e soluções para o problema.
Essas movimentações tiveram resultado: eles conseguiram um contato com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para tratar do tema. Nesta quarta-feira (24), a partir das 9h, os dois prefeitos terão uma audiência online com Renan, para reiterar as dificuldades trazidas pela dificuldade de ligação entre as cidades e pedir que a ideia de uma ponte provisória seja retomada.
O prefeito Jorge Wolf vai receber Adiló em Nova Petrópolis, para participar da reunião. O prefeito de Gramado, Nestor Tissot, está convidado, e também pode participar. Segundo Wolf, a ideia é cobrar explicações sobre a decisão do Dnit, mas também auxiliar na busca por uma solução:
— Nós vamos tentar entender as razões e ao mesmo tempo sugerir alternativas. Além de cobrar, temos que estar junto com nossos empresários e agricultores para buscar formas de fazer com que, em curtíssimo espaço de tempo, tenhamos alternativa viável de construção de uma ponte provisória — aponta Wolf.
O tráfego entre Caxias do Sul e Nova Petrópolis ficou seriamente comprometido após a ponte sobre o Rio Caí, na BR-116, ser danificada pela enchente de maio. A travessia, localizada no km 174, foi implodida em 27 de junho para dar lugar a uma nova estrutura, e a previsão é que esteja pronta até dezembro. No entanto, as lideranças políticas e econômicas consideram que o prazo é muito longo para que as duas cidades fiquem sem uma ligação mais direta.