As prefeituras de Caxias do Sul e Nova Petrópolis não aprovaram a decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de cancelar a construção da ponte provisória sobre o Rio Caí. A desistência foi anunciada na sexta (19). Segundo o prefeito caxiense, Adiló Didomenico, os municípios cobrarão o Ministério dos Transportes. A estrutura serviria como alternativa enquanto uma nova ponte definitiva na BR-116 é construída. Ao mesmo tempo as cidades trabalham em uma estrada do interior que pode virar rota alternativa consolidada para os moradores da Serra.
— O ministro Renan (Filho, dos Transportes) nos prometeu agilidade na construção da ponte provisória de ferro e vamos cobrar isso do governo federal junto com a prefeitura de Nova Petrópolis, das comunidades, demais autoridades da região e empresários. Não podemos deixar impactar novamente na nossa economia que já sofreu com a calamidade. Estamos na alta temporada do turismo, temos que escoar a produção de hortifrutigranjeiros e ainda sem esse acesso — afirma o prefeito caxiense.
Adiló e o prefeito de Nova Petrópolis, Jorge Darlei Wolf, encontraram-se na divisa entre os dois municípios neste sábado (20). Segundo o Dnit, a desistência se dá porque o modelo de construção das cabeceiras da ponte precisava ser alterado. Isso aumentaria o prazo do projeto. Wolf destaca que o plano das prefeituras é conseguir que a construção da ponte provisória seja retomada:
— Não vamos nos furtar de cobrar pra que isso aconteça de fato e de direito como nos foi prometido para atender a expectativa do comércio, da indústria e, principalmente dos produtores rurais que não tenham ainda mais prejuízo.
Outra rota alternativa
Sem a ponte provisória, os municípios prometem melhorar a estrada que liga Santa Lúcia do Piaí, em Caxias, a Linha Brasil, em Nova Petrópolis. O trajeto está aberto e tem 20 quilômetros de extensão.
Durante a semana, a subprefeitura de Santa Lúcia do Piaí trabalhou na estrada. Ainda conforme o prefeito de Caxias, servidores do município também foram destacados para o trecho após o anúncio do Dnit. A ponte do Cemapa, que está no trajeto, também recebe melhorias. Além disso, é prometida sinalização para carros, camionetes, caminhões de pequeno porte e ônibus.
Neste momento, sem ponte sobre o Rio Caí e com a Ponte de Ferro, em Feliz, fechada, a alternativa mais utilizada por moradores da Serra é a Ponte do Bananal, em Vale Real.
Ponte definitiva até fevereiro de 2025
Desde o início de julho, o Dnit trabalha na construção da nova ponte definitiva sobre o Rio Caí, na BR-116. A estrutura antiga cedeu por causa da chuva em maio. Ela foi implodida.
A nova ponte terá 180 metros de comprimento por 13 metros de largura, sendo mais alta, mais larga e mais comprida do que a antiga. O prazo estipulado em contrato entre Dnit eprestadora de serviço é que a estrutura precisa ser finalizada até fevereiro de 2025.