
Ao longo do mês de abril, a Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul contabilizou 4.674 faltas a consultas agendadas. O número se refere a ausências em atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (3.504) e no Centro Especializado de Saúde (1.170).
Segundo a prefeitura, as faltas às consultas nas UBSs referem-se a atendimentos com médico clínico ou de Estratégia Saúde da Família (ESF), ginecologista e pediatra. A marcação para estes casos ocorre com uma semana de antecedência.
Já no Centro Especializado de Saúde (CES)as faltas são relativas a atendimentos de cardiologia, ortopedia, pneumologia, gastroenterologia, urologia, neurologia, reumatologia, cirurgia geral, hematologia, dentre outros.
Para primeiro atendimento no CES, o pedido do médico da UBS é encaminhado para a Central de Regulação, que marca a consulta e a UBS avisa o paciente, com antecedência de 15 dias. O morador, então, vai no postinho e retira um comprovante de papel com o dia e horário do atendimento. Já os retornos são agendados presencialmente com intervalo médio de 15 dias a dois meses, conforme a disponibilidade. Também há impressão das informações.
A Secretaria Municipal da Saúde reforça que as faltas prejudicam os usuários que aguardam pelos atendimentos.
— Precisamos que a população esteja consciente e quem não puder comparecer, avise — diz o secretário municipal da Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Junior.
Além das faltas a consultas, o CES registrou, em abril, 216 ausências a exames nas especialidades de eletrocardiograma e espirometria.